Cidades | ES
O prefeito de Linhares já se mobiliza para a primeira reunião com o governador Renato Casagrande para tratar do assunto
O prefeito de Linhares (ES), Lucas Scaramussa (Podemos), esteve no bairro Interlagos na noite desta terça-feira (8) para apresentar aos moradores os projetos de macrodrenagem nos trechos entre as avenidas Quintino Bocaiúva, Castro Alves e Princesa Isabel.
A obra tem o objetivo de acabar com os alagamentos na região que são freqüentes em dias de chuvas mais fortes. O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Saulo Deambrozi.
A pauta da reunião foi um compromisso de campanha do prefeito para garantir a segurança dos moradores, além de proteger o patrimônio público e privado durante chuvas intensas ou prolongadas que atingem a região.
O próximo passo é o diálogo com o Governo do Estado para a captação de recursos para a execução do projeto. O prefeito de Linhares já se mobiliza para a primeira reunião com o governador Renato Casagrande para tratar do assunto.
Os investimentos previstos para a obra de macrodrenagem na região serão embasados em critérios técnicos, econômicos, ambientais e sociais, comprovadamente eficazes. Ele propõe diretrizes técnicas e institucionais, bem como medidas estruturais para mitigar, reduzir e prevenir os impactos das chuvas.
“Foi um compromisso meu e estamos aqui para apresentar as alternativas de projetos de macrodrenagem aos moradores, porque eu sei que essa obra além de ser um sonho vai garantir a dignidade quem mora aqui. Será uma obra que vai mudar pra melhor a realidade do bairro Interlagos e das famílias que sofrem e amargam prejuízos sempre que chove forte aqui na região. Vamos investir na proteção dos linharenses”, destacou o prefeito.
Segundo a moradora Sílvia Vasconcelos, a obra de macrodrenagem vai trazer mais tranquilidade para quem mora na região e sofre com as chuvas. Para ela é um sonho que começa a se transformar em realidade.
“Estou muito feliz em trazer o prefeito aqui nosso bairro e melhor ainda por ele vir trazer essa boa notícia que é esta obra tão importante para a nossa região. Essa macrodrenagem vai trazer paz aos familiares que sempre são afetados com as chuvas. Nós estamos muito felizes”, disse Sílvia.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos de Linhares, Saulo Deambrozi, esses investimentos demonstram o trabalho da Prefeitura de Linhares para solucionar os problemas com alagamentos no município.
“O objetivo destes projetos é diminuir a possibilidade de alagamentos durante tempestades torrenciais, como as que já aconteceram por várias vezes. Vamos trabalhar de forma intensa para que essa obra seja uma realidade para os moradores o mais rápido possível”, acrescentou.
Vale destacar que a secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos mantém uma rotina diária de limpeza de galerias, bocas de lobo e grelhas para reduzir as chances de alagamentos em vários pontos da cidade, como também no bairro Interlagos.
A reunião contou com as presenças de lideranças comunitárias e dos vereadores Roninho Passos – presidente da Câmara Municipal, Alysson Reis, Professor Antônio, Yupi Silva, Caio Ferraz, Kauan do Salão, Pâmela Maia, Jaguará da Saúde, Adriel Pajé, Juninho Buguiú, Paulinho do Maracujá e Cabo Romanha.
População pode ajudar
A população tem um papel fundamental na prevenção de alagamentos na cidade. O município de Linhares promove campanhas de conscientização para a população, enfatizando a importância do destino correto de resíduos e de não jogar lixo nas ruas e rios.
O descarte inadequado de materiais como terra, lixo e móveis contribui para o assoreamento dos rios, aumentando o risco de alagamentos. A Prefeitura oferta uma série de serviços de destinação correta dos resíduos.
Linhares realiza a coleta de lixo comum todos os dias da semana e de entulhos de acordo com cronograma mensal.
Além disso, o cidadão pode solicitar, pelo telefone 27 98132 1297 serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas.
Por Alexandre Araújo
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário