Rio Doce ultrapassa cota de inundação e famílias são orientadas sobre risco de alagamentos

Fotos: Alexandre Araújo

O nível do Rio Doce atingiu 3,69 metros na manhã desta quinta-feira (9), ultrapassando a cota de inundação que é de 3,45 metros, de acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil Municipal de Linhares (ES).

Devido aos riscos de alagamento as famílias da comunidade do Olaria estão sendo orientadas a acionar as equipes da Defesa Civil em qualquer situação de emergência. O telefone do órgão é o 27 98115 0511.

O secretário municipal de Segurança Pública, Eduardo Costa Negro, e o subsecretário de Assistência Social, Rony Preato Pião, estiveram na comunidade na manhã desta quinta-feira (9) para conversar com os moradores e colocar a Prefeitura à disposição.

Até o momento, no Olaria uma família (7 pessoas) foi levada para a Casa de Acolhida do município de Linhares, onde recebe toda a assistência das equipes do Município, e outra família (4 pessoas) foi para a casa de parentes.

Caso haja necessidade as famílias também serão deslocadas para o ginásio do bairro Conjunto Juparanã onde serão acolhidas pelas equipes de Assistência Social.

“A previsão é que o rio suba um pouco mais nas próximas horas, e logo após, que o nível comece a se estabilizar.”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Eduardo Costa Negro.

A secretaria municipal de Assistência Social já está com as equipes de recepção e abordagem das famílias em situação de risco de prontidão. Caso haja o registro de desalojados, as famílias serão encaminhadas para o abrigo temporário (ginásio do bairro Juparanã) onde receberão o auxílio de assistentes sociais, psicólogos e recreadores, além de alimentação.

Diante da situação, a Defesa Civil Municipal continua em alerta e mantém o plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações iminentes.

A população pode acionar o órgão através do Plantão 24 horas, no telefone (27) 98115 0511.. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *