“Batalha do NB – 5 anos” abre inscrições para seletivas e pocket-shows

Registro da Batalha do NB na Praça de Nova Bethânia, em Viana | Foto William Ângelo

Um grande encontro do rap estadual tendo como protagonista a juventude periférica capixaba: assim pode ser definida a “Batalha do NB – 5 anos”, que vai celebrar o aniversário de cinco anos da batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro Nova Bethânia, em Viana.

No próximo sábado (25), o movimento cultural abre inscrições para coletivos capixabas interessados em participar da edição comemorativa do projeto, que contará com a realização de oito batalhas de rima preliminares e um festival de encerramento, no dia 15 de março, na Praça de Nova Bethânia.

O chamamento público será feito por meio de formulário no Google Forms. A organização do evento vai selecionar oito batalhas de rima que ganharão o direito de realizar uma seletiva cujo vencedor irá garantir vaga para a finalíssima do projeto.

A partir do dia 27 de janeiro, a “Batalha do NB – 5 anos” também recebe inscrições visando à seleção de três artistas de rap do Espírito Santo que irão se apresentar na final da competição. A curadoria será feita pela organização do festival, seguindo os critérios de qualidade técnica, originalidade e efeito multiplicador do trabalho musical.

O coordenador do projeto, Ramon Matheus, afirma que a iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso de artistas ao evento. “Estamos abrindo as portas para todos aqueles que desejarem se apresentar no festival”, afirma Ramon. “De forma afirmativa, terão prioridade artistas negros, mulheres e pessoas com deficiência”, acrescenta.

O resultado das batalhas de rima e artistas selecionados será divulgado no Instagram do evento (@batalhadonboficial), nos dias 03 e 05 de fevereiro, respectivamente.

A realização da “Batalha do NB – 5 anos” é do Coletivo Cultura Bethânia, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem). O projeto conta com a parceria da TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria de Estado do Governo e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

O coordenador Ramon Matheus explica que a finalíssima do evento, no dia 15 de março, terá seis horas de duração e pretende alcançar mais de mil pessoas, entre MCs, estudantes, produtores e moradores da região. “A Batalha do NB – 5 anos será a oportunidade de alcançar uma maior propagação do projeto em aliança com outras rodas de rima do Espírito Santo, além de promover a troca de experiência, intercâmbio, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop, impactando toda a cena do rap capixaba”, descreve.

A programação incluirá três shows musicais e batalhas de freestyle com a presença de 16 MCs, sendo oito da Batalha do NB e oito vencedores das edições preliminares. As batalhas de freestyle, muito praticadas no segmento do hip-hop, são marcadas pela improvisação e seguem um formato no qual o MC deve fazer quatro versos, com o adversário respondendo da mesma forma.

Por José Roberto Santos Neves


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *