Mostra Cultural vai percorrer comunidades de Conceição da Barra (ES)

Instituto Tambor de Raiz | Fotos: Divulgação

A Mostra Cultural do Instituto Tambor de Raiz, que acontece entre os dias 10 e 19 de fevereiro, vai levar apresentações de música instrumental, orquestra de violino, danças e outras exposições cênicas para quatro comunidades de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo. A ação itinerante, batizada de Circuito Comunidades Tradicionais, é realizada pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz, em parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.

De acordo com o presidente do Instituto, Didito Camillo, o evento tem a finalidade de fortalecer os vínculos com as localidades atendidas pela instituição, que acolhe alunos de 9 a 12 anos, oriundos principalmente de comunidades quilombolas. “Preparamos um espetáculo lindo com diversas linguagens artísticas e faremos apresentações públicas nas comunidades onde residem os alunos. Além de levar cultura de qualidade, queremos fortalecer o senso de pertencimento e orgulho dentro das comunidades”, relata Didito.

O evento vai passar pelas comunidades de Linharinho, Córrego do Alexandre, Santana e, por último, a Via de Itaúnas. A ideia é que, no futuro, mais comunidades recebam o evento. A Mostra é mais uma ferramenta para a educação dos alunos e alunas do Instituto, além de aumentar a autoestima e a confiança das crianças, permitindo que elas se expressem através da arte e desenvolvam habilidades.

Além do apoio à mostra, a Suzano financiou a compra de 20 instrumentos musicais para o Instituto Cultural Tambor de Raiz, incluindo trompetes, trombones e violinos, que vão auxiliar no trabalho musical com as crianças. “O compromisso social do Instituto vem crescendo aceleradamente, assim como a necessidade de aumentar a quantidade de instrumentos musicais. Com a compra desses novos instrumentos, criaremos um mecanismo de empréstimo entre os alunos para o aprendizado continuar no seio familiar”, explica Didito.

O analista de Relações Corporativas da Suzano, Rafael Andrade Ferreira, considera o trabalho de extrema importância. “O Tambor de Raiz exerce um papel fundamental em Conceição da Barra e a Suzano entende que é seu papel contribuir com instituições como essa, que lutam por um mundo mais justo. Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar a realidade desses jovens, por isso atuamos em parceria com organizações da sociedade civil. Além disso, temos metas de longo prazo, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação”, afirma Rafael.

“Temos projetos de desenvolvimento social por todo o Brasil, além de parcerias que nos ajudam a impulsionar o crescimento local. A Suzano quer promover mudanças significativas na forma como se relaciona com o mundo hoje, e para isso construímos estratégias de forma colaborativa, considerando a visão de centenas de pessoas, de diferentes públicos de relacionamento”, ressalta a consultora de Desenvolvimento Social da empresa, Kariny de Oliveira Paiva.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *