Cultura | ES

Instituto Cultural Tambor de Raiz promove, de 10 a 19 de fevereiro, uma série de quatro apresentações culturais nas comunidades em que residem os alunos do projeto social
A Mostra Cultural Tambor de Raiz, que acontece entre os dias 10 e 19 de fevereiro, vai levar apresentações de música instrumental, orquestra de violino, danças e outras exposições cênicas para quatro comunidades de Conceição da Barra, no Norte do Estado. A ação itinerante, batizada de Circuito Comunidades Tradicionais, é realizada pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz, em parceria com a Suzano.
De acordo com o presidente do Instituto, Didito Camillo, o evento tem a finalidade de fortalecer os vínculos com as localidades atendidas pela instituição, que acolhe alunos de 9 a 12 anos, oriundos principalmente de comunidades quilombolas. “Preparamos um espetáculo lindo com diversas linguagens artísticas e faremos apresentações públicas nas comunidades onde residem os alunos. Além de levar cultura de qualidade, queremos fortalecer o senso de pertencimento e orgulho dentro das comunidades”, relata Didito.


O evento vai passar pelas comunidades de Linharinho, Córrego do Alexandre, Santana e, por último, a Vila de Itaúnas. A ideia é que, no futuro, mais comunidades recebam a mostra, tornando a atividade mais uma ferramenta para a educação dos alunos e alunas do Instituto, além de aumentar a autoestima e a confiança das crianças, permitindo que elas se expressem através da arte e desenvolvam habilidades.




Linguagens artísticas
A mostra conta com a participação de 16 crianças, que vão apresentar ao público um misto das linguagens artísticas trabalhadas no Instituto, reunindo teatro, violino, canto, dança afro, capoeira e jongo. O roteiro contempla uma coreografia baseada nos movimentos dos orixás, uma abertura original com os ritmos estudados durante o processo de criação (jongo e forró) e o canto coral com a canção “Lá na Minha Terra”, do Trio Fogumano, que carrega vários elementos da tradição do Sapê do Norte.
“O grande diferencial é que as mesmas crianças que tocam, também cantam e dançam, dentro de um trabalho que visa à capacitação de multiartistas, como são chamados os artistas que dominam várias linguagens”, detalha Didito.


A parceria com a Suzano inclui a aquisição de 20 instrumentos musicais para o Instituto, dentre trompetes, trombones e violinos, que vão auxiliar no trabalho musical com as crianças. A empresa já realizou a doação de computadores, instrumentos e repasses financeiros, por meio da Lei Rouanet, para a manutenção das atividades do Instituto. “O compromisso social do Instituto vem crescendo aceleradamente, assim como a necessidade de aumentar a quantidade de instrumentos musicais. Com a compra desses novos instrumentos, criaremos um mecanismo de empréstimo entre os alunos para o aprendizado continuar no seio familiar”, explica Didito.
Por José Roberto Santos Neves
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário