Daikin e Sindratar RJ realizam capacitação exclusiva para ampliar o número de profissionais mulheres em refrigeração

Alunas do projeto “Mudando o Clima” | Fotos: Divulgação

A Daikin Brasil em parceria com o SINDRATAR RJ (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar) promove treinamento especial para mulheres da Organização não Governamental (ONG) Mulheres do Brasil com o projeto “Mudando o Clima”, uma iniciativa de formação de profissionais para o segmento de refrigeração.

O programa de capacitação em climatização promove o conhecimento sobre refrigeração e novas tecnologias, possibilitando o acesso ao conteúdo técnico e também oportunidades de trabalho no futuro. A formação é destinada a mulheres adultas de comunidades periféricas da cidade do Rio de Janeiro.

Para a aluna Alessandra Martins, de 26 anos, ingressar nesta formação foi uma experiência positiva e avalia a capacitação como uma oportunidade. “Acredito que uma das coisas mais importantes é a independência. Ter mais lugar de fala em um assunto que, geralmente dominado por homens, e ter mais oportunidades de empregos na área técnica. Minha expectativa é que essa seja uma oportunidade de mulheres, principalmente aquelas que possuem menos renda, conseguirem criar sua independência financeira sem serem questionadas se são boas ou não dentro de um ambiente comumente masculino”.

As futuras profissionais tiveram a oportunidade de aprender dos princípios básicos de um ar-condicionado até a instalação e manutenção de um sistema de refrigeração. Ao todo, foram 50 horas de aulas entre teóricas e práticas que beneficiaram 24 mulheres. Ao final do curso, elas obtiveram certificado de participação no treinamento, sendo agora, profissionais aptas para atuarem no mercado de climatização. Para as mulheres que tem interesse em se desenvolver no setor, basta entrar em contato com o Sidratar RJ.

De acordo com Leonardo Salles, presidente do Sindratar RJ, o propósito da entidade é ser contribuição para o setor de refrigeração, mas também para a sociedade. Ele destaca a relevância das mulheres no setor. “As profissionais trazem uma rica diversidade de perspectivas e habilidades para o mercado de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). Além de promover a igualdade de gênero a diversidade é um catalisador para novas ideias e soluções. As mulheres têm demonstrado grande competência e dedicação, e sua presença é vital para o avanço e humanização do mercado”.

Do ponto de vista da formação técnica, Genivaldo Rosa, Gerente de Treinamentos da Daikin Brasil, ressalta que a capacitação de mulheres é fundamental para promover a igualdade no segmento. “Contar com a força de trabalho da mulher é uma necessidade urgente dos dias de hoje para atender à demanda cada vez mais exigente. Principalmente na área da “refrigeração e do ar-condicionado”, onde as soluções têm vindo com muito mais tecnologia embarcada, num mercado que cresce ano após ano, e também, atendendo à clientes mais exigentes. As habilidades da mulher, o cuidado, a disciplina, entre outras características, vem acrescentar muito”, finaliza. ‎

Por Erika Martins de Figueiredo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *