Estudante transforma paixão por mistério em livro e lança obra em Aporá

A noite de quinta-feira (13) foi especial para a comunidade de Aporá. O auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Áurea dos Humildes Oliveira recebeu o estudante Jonas Nogueira Couto, 17 anos, do 3º ano do curso técnico em Agropecuária, para o lançamento de sua primeira obra, o livro de suspense policial “Snack Jones: o relojoeiro”. Aberto ao público, o evento integra a programação da primeira semana de aula e destaca o compromisso da escola de incentivar a produção literária entre seus alunos.

A obra narra a história do detetive Snack Jones, que investiga uma série de homicídios na cidade fictícia de Lacellebourg e se vê diante de um assassino astuto e manipulador. O enredo vai além do tradicional mistério policial, explorando os dilemas psicológicos do protagonista e dos demais personagens, oferecendo uma reflexão profunda sobre os limites da mente humana e os desafios na busca por justiça.

Foto: Ascom/SEC

Jonas revelou que suas principais inspirações para escrever o livro vieram de grandes clássicos do gênero policial. “Eu sou muito fã de livros sobre mistério, como os de Sherlock Holmes e da autora Agatha Christie. Eu me inspirei bastante neles para construir minha trama. O nome do personagem surgiu por acaso, mas o sobrenome Jones é bem clássico na Inglaterra e achei que combinaria com ele”, contou o jovem autor.

A publicação do livro foi resultado de um esforço coletivo do estudante e da comunidade escolar. Os professores Dalmo Gouveia e Sebastian Oliveira realizaram a leitura crítica e revisão do texto, garantindo a qualidade da obra. Dalmo também entrou em contato com editoras e mobilizou a comunidade local para viabilizar a tiragem dos exemplares por meio de patrocínios. A diretora do colégio, Clea Dantas, destacou que o estudante sempre se mostrou envolvido com o universo dos livros. “Ele sempre gostou de ler e, ao descobrirmos que estava escrevendo um livro, mobilizamos a escola para apoiá-lo e incentivar esse talento”.

Foto: Ascom/SEC

O jovem autor revelou que, no futuro, pretende publicar novos livros. “Atualmente, já tenho 500 páginas escritas para continuações do “Snack Jones” e outras 300 páginas de contos. Escrever esse livro foi um processo bem longo, mas é uma história que vale a pena ser contada”, afirmou.

O lançamento de “Snack Jones: o relojoeiro” simboliza a valorização dos talentos estudantis e o papel da escola como promotora do potencial dos jovens da rede pública. O autor ressaltou que toda a comunidade foi convidada a prestigiar o evento e ler a obra. “Convido as pessoas para que possam conhecer minha obra, para que naveguem no mesmo mundo que eu costumo imaginar”.

Da Redação | Com informações da Ascom/SEC


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *