Política | BA

O imóvel será cedido pelo Governo da Bahia
A Caixa Cultural da Bahia terá um novo espaço em Salvador, após parceria firmada entre o Estado e o Governo Federal nesta sexta-feira (14), no gabinete oficial do governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital. O equipamento cultural, que vai funcionar onde ficava o antigo Liceu de Artes e Ofícios, no Centro, será ampliado, com a construção de um novo teatro e outras instalações que vão acolher oficinas, shows, exposições de arte e demais atividades do centro de cultura.
Na ocasião, as autoridades assinaram um Termo de Compromisso celebrado entre Estado da Bahia, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cultura para a aquisição, restauração, reforma e adaptação do prédio histórico que abrigará a nova estrutura. “Nós começamos um diálogo em 2023 para a ampliação da nossa Caixa Cultural e, agora, a expectativa nossa é que em, no máximo, dois meses esse equipamento seja entregue à Caixa, para que eles possam fazer a reforma, modernizar e, em breve, termos mais um grande equipamento cultural, como será o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)”, apontou Jerônimo Rodrigues.

O imóvel será cedido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), e restaurado e adaptado pela Caixa Econômica Federal – banco público que gerencia a Caixa Cultural em todo país –, com recursos do Governo Federal. Presidente do banco, Carlos Fernandes ressaltou que a Caixa Cultural de Salvador recebeu, só em 2024, cerca de 40 mil pessoas, o que revela, na percepção da empresa, uma necessidade de ampliação do espaço para melhor acomodação das atividades e das pessoas.
“A gente viu que o espaço hoje dedicado à participação cultural da Caixa aqui [em Salvador] se tornou pequeno. Um equipamento maior vai permitir que a gente expanda, por exemplo, as oficinas, exposições e uma série de outras atividades ligadas à cultura. E, aqui, nós temos toda uma simbologia em torno desse convênio com o Governo do Estado e o Ministério da Cultura”, destacou o presidente da Caixa.

Para a ministra da Cultura e também artista baiana Margareth Menezes, “[o equipamento é] um ganho importantíssimo, que vai reverberar muito para o setor cultural baiano. A Caixa [Cultural] está aqui há mais de 20 anos já, mas com a ampliação vai conseguir trazer espetáculos maiores ainda. Essa é uma das missões que o presidente Lula nos dá, nesse momento da retomada das políticas culturais para o Brasil”, reforçou.
Por Milena Fahel/GOVBA
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário