Economia | ES

Grupo tem o objetivo de planejar medidas para a economia do estado para o pós-2032, último ano com os benefícios fiscais em funcionamento
O Conselho Estratégico de Comércio Exterior, Atacadista, Logística e E-commerce do Espírito Santo (Recomex-ES) anunciou, na manhã desta segunda-feira (24/02), o plano de ação para 2025, reforçando seu papel como fórum estratégico para o desenvolvimento do setor no estado. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande e membros do Recomex.
Criado pelo Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), o conselho reúne representantes do setor público e privado para impulsionar a competitividade e a inovação da economia capixaba em um cenário de mudanças trazidas pela reforma tributária.
Grupos de trabalho foram formados para abordar desafios específicos em diferentes frentes. Entre os eixos de atuação, estão: Normas gerais do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) (GT 1); Regimes Aduaneiros (GT 2); Imposto Seletivo (GT 3); Fundo de Compensação dos Benefícios fiscais e Fundo do Desenvolvimento Regional (GT 4/5); e Infraestrutura do Espírito Santo (GT 6).


Para 2025, o Recomex-ES estabeleceu um conjunto de ações estratégicas que visam fortalecer o setor a longo prazo. Entre as principais iniciativas, destaca-se a análise detalhada da Lei Complementar nº 214/2025, com o objetivo de identificar impactos e oportunidades. Além disso, serão promovidas estratégias para fomentar operações comerciais no Espírito Santo, garantindo a manutenção da atividade econômica após 2032.
A modernização e ampliação da infraestrutura logística do estado também estão no foco das ações, com medidas para otimizar a competitividade dos regimes aduaneiros e simplificar processos alfandegários. O conselho pretende implementar medidas para reduzir prazos de desembaraço e facilitar o comércio exterior, além de promover iniciativas de integração e modernização das infraestruturas logísticas, de modo a aumentar a eficiência no escoamento de cargas.
“Com esse planejamento, o Recomex-ES reafirma seu compromisso em consolidar o estado como um dos principais hubs logísticos e comerciais do Brasil, criando um ambiente favorável para o crescimento sustentável das atividades de comércio exterior e logística”, afirmou o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta.
O plano contempla, ainda, investimentos na qualificação profissional, com ampliação de treinamentos e programas de capacitação, além da realização de feiras, como a Modal Expo em julho, missões e rodadas de negócios internacionais, fortalecendo a presença do Espírito Santo no cenário global.

Para o governador Renato Casagrande, este é mais um trabalho que unifica governo do Estado, setor privado e instituições da sociedade. “Estamos fortalecendo o Recomex para enfrentarmos, juntos, os desafios do novo sistema tributário brasileiro. E para nós, do Espírito Santo – um estado que é mais produtor do que consumidor –, é necessário tomar medidas para manter o ritmo de desenvolvimento que alcançamos hoje. Com essa união, nós vamos encontrar novos caminhos e mais oportunidades para os capixabas”, disse.
Por Bárbara Becalli
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário