Panetones até o Carnaval: consumir produtos sazonais depois da datapode gerar economia de até 70% e ajuda a evitar desperdício na indústria

Food To Save | Foto: Matheus Toledo

O Brasil está entre os países com maior potencial de compras promocionais e estudos comprovam que o brasileiro adora pagar mais barato. Além disso, comprar com desconto faz o consumidor se sentir mais empoderado e consciente, segundo pesquisa sobre comportamento do consumidor. Essa união de fatores tem feito as pessoas criarem novos hábitos: deixar para comprar itens sazonais depois da data, garantindo assim um preço mais acessível e com descontos.

Presente nas mesas de Natal dos brasileiros, o tradicional panetone, com suas diversas variações de sabores, é um dos itens mais consumidos durante as festas de fim de ano. Entretanto, a alta da inflação dos alimentos em 2024 impactou diretamente a ceia de Natal dos brasileiros, com o preço registrando um aumento de 7,4% ao longo do ano, conforme dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Só para se ter uma ideia, mais da metade da produção de panetones de um ano ainda estará disponível em janeiro do ano seguinte, de acordo com dados da Kantar, empresa global de pesquisa de mercado. Isso significa que uma grande quantidade de panetones acaba sobrando, mesmo depois do Natal, reforçando a importância de soluções para evitar o desperdício.

É nesse cenário que a tecnologia e novos hábitos de consumo podem ajudar. A Food To Save, o app nº1 do Brasil no combate ao desperdício de alimentos, surge como uma solução inovadora para os consumidores que querem surfar a onda do consumo consciente e dos produtos promocionais com preços mais baixos. A startup também se tornou uma forte aliada das empresas e da indústria, já que permite que essas marcas vendam esse excedente de produção com descontos muito atrativos, evitando o desperdício do alimento e de dinheiro.

Marcas como Cacau Show, Dengo Chocolates e Chocolat du Jor se engajaram na causa e disponibilizaram milhares de panetones, chocotones e outros produtos natalinos que estão disponíveis na plataforma desde janeiro. Por meio do app, os foodsavers, nome dado para os consumidores da Food To Save, ainda podem resgatar esses itens com descontos de até 70%, podendo retirar nas lojas ou optar pelo delivery caso esteja disponível. “Nossa proposta é incentivar um consumo mais sustentável, que ajuda a reduzir o desperdício de alimentos e promove escolhas mais responsáveis. Por isso, a Food To Save conecta as duas pontas, quem vende e tem excedentes e quem quer salvar alimentos com desconto. Observamos um crescimento da compra de itens sazonais depois da data, o que mostra que o consumidor está antenado e aderindo a essa tendência”, explica Murilo Ambrogi, cofundador da Food To Save. “É muito bom ver que grandes marcas também estão engajadas em reduzir o desperdício de alimentos e oferecer produtos de qualidade a preços mais acessíveis para os consumidores”, completa.

Outra opção para encontrar os descontos fora de época é por meio do Food Market, solução da Food To Save para indústrias e que funciona como mercado da Food To Save com unidades no estado de São Paulo, onde os consumidores encontram ofertas imperdíveis de algumas das marcas mais famosas do mercado. “Convidamos as marcas a se juntarem a essa transformação, reforçando o compromisso com um futuro mais responsável e eficiente, sendo no marketplace ou no Food Market. Com isso, iremos oferecer juntos uma nova oportunidade para esses alimentos, reduzir o desperdício e ainda ajudar o consumidor a economizar” finalIza o CMO.
 

Para fazer parte do movimento foodsaver é muito fácil, basta baixar o app, disponível para Google Play e Apple Store, e aproveitar essa oportunidade de economizar e contribuir para um mundo mais sustentável.

Por Agatha Valentin 


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