Cidades | ES

A advogada Jheinifer Amaral dos Santos abordou o tema violência doméstica e familiar
A advogada Diretora da Assistência Judiciária do Município de Pinheiros (ES), Jheinifer Amaral dos Santos, realizou na noite desta terça-feira, 11, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em São João do Sobrado, Distrito de Pinheiros (ES), uma palestra para dezenas de mulheres, com foco nos direitos da mulher, em especial a Lei Maria da Penha. O Convite para palestrar foi feito pelo diretor do CRAS, Fábio Joseph.
A advogada abriu o evento falando da importância da Assistência Judiciária Municipal e dos direitos de família.
A palestra, voltada para mulheres, contou também com a participação de alguns homens, teve como objetivo destacar a importância do conhecimento dos direitos da mulher, em casos de violência doméstica e familiar e a construção da confiança nas instituições para realizar a denúncia. Jheinifer falou sobre o processo de criação da Lei Maria da Penha e a sua luta por justiça, para que todas as mulheres tenham direito a uma vida livre de violência

A advogada compartilhou seu conhecimento sobre como práticas de cuidados para perceber e repelir as violações de direito pessoal, o fortalecimento da autoestima e do autocuidado. “Não é Não, se a mulher se recusa o companheiro tem que entender e respeitar essa decisão, caso contrário passa a ser abuso e isso é crime”, alerta Jheinifer.
Com exemplos práticos e de fácil compreensão, Jheinifer interagiu com a plateia, destacando os vários tipos de violência domestica e familiar contra a mulher, como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
“O conhecimento acerca dessas formas de violência podem auxiliar no combate à violência doméstica contra a mulher, para além da violência física”, explica Jheinifer.
Ao final da palestra, a vereadora Janete Akisaski falou de Lei Municipal de sua autoria que apoia as mulheres de Pinheiros em situação de violência doméstica ou familiar.

Já a vereadora Silvia Machado destacou a importância das mulheres tomarem consciência de sua independência financeira, dando conselhos de empreendedorismo e profissionalização.

Também estiveram presentes na palestra os advogados da Assistência Judiciária Municipal, Sandra Nogueira e José Bernardino de Sena.
Da Redação
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário