Cidades | ES

Poço vai abastecer moradores com água potável e fornecer água para a Casa do Mel
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais do Córrego da Estiva, Comunidade São Sebastião e Adjacências (AMPRUCOES), na zona rural de São Mateus (ES), entregou na manhã da última quarta-feira (23), um novo poço artesiano que vai beneficiar dezenas de famílias da região com água potável para o consumo humano. O poço foi construído anexo à Casa do Mel, e também vai atender os trabalhos de beneficiamento de mel dos apicultores locais.
Com 100 metros de profundidade e vazão de três mil litros de água por hora, o poço artesiano conta com um conjunto de motobomba interligada à caixa d’água da Casa do Mel, e vai ganhar ainda uma estrutura com torneiras para que os moradores tenham acesso fácil a água.
O presidente da associação, Márcio Couto, conta que os moradores não tinham uma fonte de água saudável para consumo. “A nossa água era fornecida por um vizinho que tem poço, mas por não atender as exigências sanitárias necessárias, impossibilitava os trabalhos na Casa de Mel. Então, levamos a situação até o time da Suzano, que conseguiu o recurso para executar essa obra”, explica Márcio.
Segundo o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, a construção do poço foi inteiramente custeada pela Suzano, e a associação participou com o fornecimento da área e da energia elétrica, assim como será responsável pelos custos com manutenção de bomba, limpeza e instalação das torneiras para os moradores.
“O poço vai fornecer água de melhor qualidade e amenizar as dificuldades da comunidade decorrentes do desabastecimento, além de garantir o funcionamento da Casa do Mel, que é fonte de renda para os produtores locais. A Suzano mantém o diálogo transparente com as comunidades do seu entorno e, dessa forma, está ajudando a mudar a realidade das regiões onde tem atuação”, enfatiza Narcisio.
Casa do Mel
A Unidade de Beneficiamento do Mel de Córrego da Estiva foi construída em 2017 por meio de parceria entre a Suzano, Prefeitura de São Mateus, Banco SICOOB e dos próprios apicultores. A unidade é administrada pela AMPRUCOES e está estruturada para fazer as atividades com todos os equipamentos necessários para garantir um produto de acordo com as exigências da fiscalização.
“Na época, a associação por meio de oficio solicitou a parceria da Suzano na construção da unidade, e os associados como contrapartida ajudaram com a mão de obra. Entendemos que esse projeto está alinhado com o compromisso social da Companhia. Nossos projetos com as comunidades focam a geração de renda, possibilitando qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas”, afirma o consultor Narcisio Loss.
Por Edson Sodré
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário