O RenovaBR, maior escola de formação política do Brasil, está com inscrições abertas para seu novo processo seletivo, voltado a quem deseja disputar as eleições de 2026. Com uma grade reformulada, a formação será oferecida em três níveis, de acordo com o nível de experiência prévia dos participantes — desde iniciantes até políticos já eleitos.

A proposta é oferecer uma capacitação mais prática e personalizada, que acompanhe as diferentes etapas da trajetória pública. “O RenovaBR entra em uma nova fase, ao aprimorar a formação para contemplar diversas vivências. A nova dinâmica permitirá um aprendizado mais eficaz”, afirma Rodrigo Cobra, diretor-executivo da escola.

O primeiro nível será destinado a quem tem forte atuação social ou profissional e quer iniciar uma trajetória política; o segundo, para candidatos que já passaram por disputas eleitorais; e o terceiro, para lideranças já consolidadas no cenário municipal, estadual ou federal.

Além do novo formato, o processo seletivo passa a incluir uma avaliação mais abrangente, que analisa não só o histórico e a experiência dos candidatos, mas também sua compreensão sobre temas como saúde, educação, segurança pública e mudanças climáticas. “Queremos garantir que os candidatos tenham uma visão abrangente e estejam preparados para debater questões fundamentais para suas regiões”, explica Bruna Barros, diretora da escola.

No Espírito Santo, a formação já apresenta resultados concretos nas urnas. O estado elegeu Felipe Rigoni (PSB) como deputado federal em 2018. Nas eleições municipais, Lucas Scaramussa (MDB) foi eleito prefeito de Linhares, enquanto Franco Fiorot (União Brasil) e Delegada Gracimeri (MDB) assumiram as vice-prefeituras de Linhares e da Serra, respectivamente. Além disso, oito vereadores capixabas formados pelo RenovaBR ocupam cadeiras nas câmaras municipais.

Com mais de 3.500 alunos capacitados e 440 eleitos desde sua fundação, o RenovaBR reforça seu compromisso com a formação suprapartidária, baseada em dados, evidências e no diálogo como ferramenta política.
 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: Link

Por Jucielli Pereira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *