Superintendente Pedro Rigo | Fotos: Comunicar Para Transformar

O turismo no Espírito Santo tem ganhado cada vez mais força por meio de parcerias como a do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), entre outras entidades do segmento. Do ano passado para cá, é possível observar números que demonstram o desenvolvimento do segmento no estado. Em 2024, o Sebrae/ES adotou um novo propósito de trabalho, e desde então inúmeras ações vêm sendo implantas e intensificadas em todo o Espírito Santo. Esse conjunto de iniciativas já vem se traduzindo em resultado: o estado tem quase 62 mil empresas de turismo, das quais 97,74% são pequenos negócios.

Nesta quarta-feira (30), o Sebrae/ES reuniu jornalistas e influenciadores do turismo no evento Comunicar para Transformar para apresentar esses e outros dados, considerando 2024 como o início da pesquisa. Este ano os negócios voltados para o turismo chegaram a 61.723. Somente o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – de alimentação tem mais de 44 mil empreendimentos. A meta é até 2026 aumentar em 30% o total de empresas de turismo capixabas. Já o turismo de experiência passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril deste ano. Com isso, o estado aumenta sua oferta em 129% de novas experiências.

Mais de 30 famtours e presstrips impulsionaram a visibilidade, comercialização e valorização dos destinos turísticos capixabas, e ganharam espaço em mídias nacionais, potencializando a ampliação do fluxo de visitantes. Como resultado dessas iniciativas, seis novas operadoras passaram a oferecer pacotes com o Espírito Santo desde o ano passado. O cadastro de empreendimentos turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, apresentou um aumento de 28,5% durante o ano de 2024.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, salienta a participação da instituição nesses importantes resultados. “Em 2024, foram investidos R$28.089 milhões diretamente no atendimento ao turismo, sendo R$16.389 milhões provenientes de recursos exclusivos do Sebrae/ES. Outros R$11.700 milhões foram viabilizados por meio de parcerias estratégicas, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a estruturação do setor”. Rigo adianta ainda que o Sebrae/ES traz novas estratégias para 2025, com foco em direcionar esforços para territórios prioritários.

Na lista dos territórios prioritários da nova estratégia para este ano estão: a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó.

“Vamos reposicionar alguns territórios como referências turísticas. A escolha desses territórios é fruto de um trabalho meticuloso com todas as regionais do Sebrae/ES no estado. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações. Mais do que uma diretriz institucional, nosso propósito representa um compromisso real com as pessoas, os negócios e os municípios que fazem do Espírito Santo um estado dinâmico e repleto de oportunidades”, afirma Rigo.

Para orientar as ações em cada território, o Sebrae/ES considera o estágio de maturidade turística das regiões. Nos locais onde o turismo ainda é incipiente, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local. Já em destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios, criando um ecossistema integrado e competitivo.

A governança local, composta por representantes do setor público, privado e terceiro setor, é um dos pilares dessa estratégia. Ao longo de 2024, o Sebrae/ES também priorizou o fortalecimento dessas parcerias, garantindo que as ações sejam sustentáveis, equilibradas e alinhadas às necessidades de cada território.

Secretário de Turismo Victor Coelho

Em 2024, o Sebrae/ES avançou no fortalecimento do setor turístico do Espírito Santo, alcançando 19.261 empresas — o equivalente a 33,8% dos negócios do estado enquadrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) ligadas ao turismo. Essa presença expressiva reflete o foco na valorização das economias regionais e no apoio estratégico às vocações locais.

Por meio de iniciativas que atendem às demandas locais, a instituição fortalece a sustentabilidade dos negócios turísticos, promovendo o crescimento alinhado às características de cada território.

A meta para novos produtos turísticos de experiência é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026, com o objetivo de chegar a 179 empresas com experiências formatadas até o ano de 2025. Além disso, há uma proposta para que a variação do número de novas empresas de atividades turísticas no estado seja ≥ 30% acima da variação geral de empresas no Espírito Santo, conforme dados da Receita Federal de 24 de abril de 2025.Já no desempenho do turismo, destaque para o faturamento no Espírito Santo em janeiro de 2025, que apresentou um crescimento de 11,8% em relação a 2024. Em termos de posição nacional, o estado ocupa o segundo lugar, com um diferencial de apenas 0,1% em relação ao primeiro colocado, Goiás, segundo dados da FecomercioSP, com base na Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE.

Por fim, a meta para governanças fortalecidas é atingir 100% das governanças com pontuação acima de 9 até novembro de 2026. Para isso, estão sendo aplicados diagnósticos de maturidade nas governanças municipais, regionais e estaduais.

Por Rogéria Gomes e Ludmila Azevedo


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