Isabella Oliveira (Coord. de Operações Florestais – Viveiros), Pedro de Carvalho (Incaper), Afonso Valentin (Chefe da Fazenda Experimental e Engenheiro Agrônomo) e Edson Correa (Supervisor de Silvicultura da Suzano) | Fotos: Divulgação

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está doando 500 mil mudas de eucalipto para o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A iniciativa contempla, ainda, o custeio da alimentação de reeducandos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES), que atuam na produção dos chamados “rocamboles de eucalipto”, pacotes de mudas preparados nos viveiros da instituição. O valor doado em mudas é estimado em R$ 250 mil.

Segundo Isabella Oliveira, Coordenadora de Viveiros e Restauração Florestal da Suzano, a doação busca alavancar o desenvolvimento florestal sustentável no estado. “A ação é uma estratégia de fortalecimento institucional e também parte das nossas iniciativas voltadas ao reflorestamento. As doações já superaram a marca de 250 mil mudas entregues e a expectativa é que as 500 mil sejam completadas até o mês de junho”, explica.

As mudas, produzidas nos viveiros da Suzano, são entregues ao Incaper em tubetes. Nos viveiros da instituição, localizados em pontos estratégicos no Espírito Santo, as mudas são agrupadas em conjuntos de aproximadamente 15 unidades, envoltas por um plástico especial, que também é fornecido pela Suzano, resultando em um pacote que lembra um rocambole – daí vem a origem do nome popular da técnica.

Para esse trabalho, o Incaper conta com o apoio de internos da PAES. “A doação de mudas pela Suzano tem sido fundamental para impulsionar a produção de madeira por agricultores de base familiar no Estado e a parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) é um pilar importante dessa ação. Os reeducandos têm um papel essencial na preparação das mudas, por meio da confecção dos rocamboles. Esse envolvimento representa uma oportunidade de ressocialização e valorização do trabalho deles. E agora, a partir da próxima remessa, a Suzano irá custear a alimentação destes reeducandos envolvidos no processo, como forma de reconhecimento e valorização pelo serviço prestado”, destaca Pedro de Carvalho, Gerente de Planejamento do Incaper.

Rocambole de eucalipto

Além do impacto direto sobre as ações de reflorestamento, a parceria também contribui para a inclusão produtiva de integrantes do setor carcerário. “Acreditamos que iniciativas como essa transformam o meio ambiente e a vida de pessoas. Isso está alinhado à nossa diretriz de pensar sempre no futuro e no crescimento das comunidades que estão ao nosso redor. Na Suzano, ‘só é bom para nós, se for bom para o mundo’, então o apoio à reinserção social é um dos caminhos que temos para promover uma sociedade mais equilibrada”, pontua Carlos Alberto Nassur, Diretor de Operações Florestais da Suzano no Espírito Santo e Bahia.

A doação se integra ao conjunto de ações ambientais da Suzano no Espírito Santo e deve beneficiar diretamente três viveiros do Incaper nos municípios de Linhares (Fazenda Experimental de Linhares) e Viana (Fazenda Experimental de Viana e Fazenda Experimental Eng. Agrônomo Reginaldo Conde), promovendo a recuperação de áreas de pastagem e o uso sustentável do solo.

Por Vítor De Vincentis


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *