Marília Vilas Boas | Foto: Divulgação

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas transformações. O que muitas não sabem é que a visão também pode ser afetada. Segundo estudo publicado na revista científica Ophthalmology, cerca de 15% das gestantes apresentam alguma alteração visual, e 14% delas precisam de uma nova prescrição de óculos.

Embora, na maioria dos casos, sejam temporárias, essas alterações exigem atenção, como explica a oftalmologista Marília Vilas Boas, do Hospital de Olhos Vitória. “Elas costumam ser provocadas por variações hormonais, retenção de líquidos e oscilações na pressão arterial, que afetam a estrutura ocular. A retenção de líquidos, por exemplo, pode alterar a curvatura da córnea e a espessura do cristalino, interferindo na forma como os olhos lidam com a luz e o foco, e resultar em visão embaçada.”

Essas mudanças também podem causar desvio refrativo e aumentar o grau dos óculos ou lentes. “É comum que a gestante note dificuldade para enxergar de perto ou de longe, mesmo sem histórico anterior. A boa notícia é que, em geral, tudo volta ao normal entre sete e oito meses após o parto. Mas, se houver sintomas como dor de cabeça ou tontura, é importante procurar um oftalmologista”, orienta.

A médica destaca ainda o impacto das flutuações na pressão arterial, que podem reduzir o fluxo sanguíneo ocular e causar inchaço na região e prejudicar temporariamente a visão.

Em casos mais raros, sintomas visuais podem indicar condições mais graves, como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional. De acordo com a oftalmologista, perda temporária da visão, maior sensibilidade à luz, flashes, manchas ou dor nos olhos devem ser avaliados com urgência.

Outro ponto de atenção é quanto à troca de óculos durante a gestação. Como algumas alterações são passageiras, mudar a lente sem avaliação específica pode ser desnecessário ou até prejudicial. “Com tantas preocupações durante esse período, os olhos acabam ficando em segundo plano, mas não deveria. Consultas oftalmológicas antes e durante a gestação são fundamentais para prevenir complicações e manter a saúde da visão”, alerta doutora Marília.

Procure um oftalmologista se durante a gravidez você notar:

  • Visão embaçada ou borrada
  • Sensação de areia ou olho seco
  • Aumento repentino no grau dos óculos
  • Sensibilidade à luz
  • Manchas ou flashes de luz
  • Dor nos olhos

Por Lyvia Justino


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *