Economia | ES

Encontro abordou capacitação de empreendedores e estratégias de crescimento digital no estado
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) se reuniu, nesta quarta-feira (8), com a diretoria da Shopee, uma das maiores plataformas de marketplace do mundo, para discutir estratégias de fortalecimento do comércio eletrônico no estado. O encontro ocorreu durante o 1º Festival Nordestino de Economia Popular e Solidária e teve como foco principal o apoio e capacitação a micro e pequenos empreendedores baianos, visando ampliar sua atuação no ambiente digital e impulsionar as vendas de produtos locais.
Durante o encontro, a SDE apresentou as ações já em curso para o fomento ao setor, incluindo o Grupo de Trabalho do Comércio Eletrônico, iniciativa liderada pela secretaria, com participação do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Salvador e Fecomércio. O GT tem atuado na formulação de políticas para facilitar o acesso dos empresários baianos ao mercado digital.

O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Luciano Giudice, afirma que a parceria com as empresas que atuam no mercado digital pode contribuir com o desenvolvimento do comércio baiano. “O comércio eletrônico é uma realidade que se acentuou ainda mais durante e após a pandemia. Vender de forma digital é uma tendência que veio para ficar e não podemos pensar como uma alternativa concorrente ao nosso comércio tradicional, mas, como um canal adicional, que vem agregar novos públicos para adquirir os produtos baianos”.

Na oportunidade, a Shopee detalhou suas estratégias de expansão no Nordeste, com ênfase no potencial do mercado baiano. A empresa também apresentou iniciativas voltadas à regionalização da plataforma e ao suporte para novos vendedores. Ainda no evento, os representantes do grupo visitaram o estande do Centro Gemológico da Bahia, equipamento administrado pela SDE, abrindo perspectivas para que os ex-alunos, que estão comercializando joias, possam também integrar-se à plataforma de vendas.
Além de Giudice, estiveram presentes o coordenador de Comércio e Serviços da SDE, Válbete Panta, o diretor da Shopee para a América Latina, Francisco Rios, o gestor de Relações Governamentais, Guilherme Parra, e Magno Trindade, também representante do grupo.
Da Redação | Com informações da Ascom/SDE
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário