Economia | ES

Ação acontece de 12 a 16 de maio, incluindo palestras, peça teatral e videocast
Mais de 3 mil crianças, adolescentes e jovens serão beneficiados na Semana Nacional de Educação Financeira da Sicredi Serrana, que acontece de 12 a 16 de maio, na Grande Vitória. A programação inclui palestras, peça teatral e videocast, tudo com o tema “Educação financeira para crianças e jovens – Preparando a sociedade para escolhas conscientes”.
As palestras vão orientar alunos de escolas públicas e privadas, além de pessoas assistidas por outras instituições, abordando o assunto “Mitos e verdades – Grana, o que não te falaram sobre educação financeira”. Com a ação, a Sicredi Serrana busca desmistificar conceitos financeiros comuns e fornecer ferramentas práticas para os estudantes gerenciarem suas finanças de forma consciente e organizada.
Já a peça teatral “Os Sonhos são Possíveis”, abordará de maneira lúdica a educação financeira, mostrando a história de uma família que enfrenta desafios econômicos e aprende a gerenciar melhor seus recursos. A peça é voltada para adolescentes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, e segue a metodologia do COOPS, sistema de gestão baseado em princípios cooperativos e colaborativos com foco em soluções e resultados.
Além disso, a programação trará palestras no formato híbrido, com participação de especialistas como Vera Rita Ferreira, psicanalista e doutora em Psicologia Econômica, e Bia Santos, CEO e fundadora da Barkus, uma empresa voltada para inclusão e educação financeira.
Para encerrar as atividades, a cooperativa disponibilizará um videocast no seu canal do YouTube, com o tema “Promover Educação Financeira para Jovens”. O conteúdo será apresentado por Creiciano Paiva, assessor de Programas Sociais, e Bruno Augusto, gerente da agência Sicredi Viana, oferecendo dicas práticas para que os jovens desenvolvam hábitos financeiros saudáveis.
A coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Serrana, Mayony Dias Vieira Stein, explica que o evento está na sua 12ª edição e é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). “Sabemos que o endividamento é um problema que vem sendo enfrentado por muitas famílias. Com a nossa participação na Semana Nacional de Educação Financeira, queremos que os jovens aprendam a tomar decisões financeiras de forma consciente, evitando armadilhas e construindo um futuro mais seguro”, afirma.
Endividamento
O endividamento das famílias brasileiras no mês de abril atingiu o percentual de 77,6%, avançando pelo terceiro mês consecutivo, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além de quase 78% dos lares declararem possuir algum tipo de dívida, houve ainda elevação da inadimplência. O percentual de famílias com dívidas em atraso atingiu 29,1%, retornando ao nível observado em janeiro deste ano.
Também cresceu o número de famílias que afirmam não ter condições de quitar suas dívidas atrasadas. O índice, que em abril de 2024 estava em 12,1%, atingiu 12,4%, o maior percentual desde o início do ano.
Por Roberta Peixoto
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário