Porto de Vitória | Foto: Divulgação VPort

O Espírito Santo tem se consolidado como um dos dez maiores exportadores do Brasil. Dentro desse cenário, a indústria tem uma participação expressiva, representando quase 80% do valor exportado pelo Estado. No último ano, a comercialização com o mercado externo do setor industrial alcançou US$ 8,4 bilhões, um crescimento de 1,1% em relação a 2023. E para aumentar ainda mais essa participação no mercado, impulsionado a indústria local, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lançou a plataforma on-line Exporta Capixaba.

A novidade, anunciada na última semana, durante a reunião mensal de Presidentes de Sindicatos, tem como objetivo o aumento da competitividade e a inserção dos negócios capixabas na cadeia global.

“Expandir fronteiras e impulsionar os negócios capixabas no mercado internacional faz parte do compromisso da Findes com a indústria. Já somos destaque na exportação de produtos industriais, com setores que conquistam mercados globais todos os anos. Entre eles estão celulose e papel, rochas naturais, minério e café solúvel. Mas também estamos sempre em busca de novas oportunidades para exportar cada vez mais produtos com maior valor agregado”, destaca o presidente da Findes, Paulo Baraona.

Baraona ainda aponta que a plataforma Exporta Capixaba vem com essa missão. “Vamos estimular a competitividade no mercado global para o desenvolvimento da cadeia produtiva do nosso Estado”, diz.

O Exporta Capixaba é uma ferramenta disponibilizada pela Findes (Clique e acesse!), por meio da área de Negócios e Internacionalização, para indústrias de todos os portes – pequenas, médias ou grandes – que oportuniza um diagnóstico detalhado da maturidade exportadora da empresa.

“A Federação sempre está em busca de novas formas para auxiliar as empresas a realizarem cada vez mais negócios dentro e fora do país. E, entre elas, está a Exporta Capixaba feita sob medida para indústrias do nosso Estado e que oferece soluções integradas para impulsionar os negócios no mercado exterior. A ferramenta disponibiliza ainda um plano de ações de melhorias para iniciar e alavancar suas operações no mercado internacional”, explica o gerente executivo de Articulação e Competitividade da Findes, Ícaro Gomes.

Para inserir cada vez mais a indústria capixaba na cadeia global, a Findes conta com uma área de Negócios e Internacionalização, que disponibiliza uma série de soluções que vão desde consultorias customizadas, assessorias técnicas até capacitações in company, rodadas de negócios e missões nacionais e internacionais. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

Por Fiorella Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *