Cidades | ES

A iniciativa tem como objetivo despertar a consciência ambiental
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Pedro Canário realiza, de 28 a 31 de maio, uma programação inédita com a chegada do projeto Ciência Móvel, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos maiores centros de pesquisa em saúde pública do Brasil. Pela primeira vez no município, o museu itinerante transforma um caminhão em um espaço moderno e interativo com exposições, oficinas, vídeos educativos e espetáculos artísticos que unem ciência, saúde, arte e tecnologia.
A ação será realizada na quadra da Escola Manoel Duarte da Cunha, n° 194, no Bairro Colina, com atividades voltadas para estudantes da rede pública e também abertas ao público em geral, com destaque para o tema central: “Água é Vida”. A iniciativa tem como objetivo despertar a consciência ambiental, sobretudo em relação à preservação dos recursos hídricos, por meio de experiências imersivas e educativas.
O projeto, considerado um dos mais inovadores do país em divulgação científica, inclui estações interativas como a bancada microscópica “Vida numa Gota D’água”, jogos aquáticos como “Bio Detetives”, maquetes de usinas elétricas, experimentos de mecânica e eletricidade, e espaços de reflexão sobre higiene, saúde e meio ambiente. Também farão parte da programação atrações como o “Planetário Digital”, com sessões sobre astronomia e os povos indígenas, e o “Cine Ciência”, com curtas e documentários educativos.

Nesta quarta-feira (28), o evento acontecerá das 8h às 17h; na quinta-feira (29), com programação noturna das 18h30 às 20h30; e no sábado (31), das 8h às 12h. Paralelamente, escolas da zona rural também serão contempladas com espetáculos teatrais que abordam, de forma lúdica, os mesmos temas do projeto, ampliando o alcance das ações educativas em toda a cidade.
“Receber o Ciência Móvel da Fiocruz durante a Semana do Meio Ambiente é muito mais do que uma atividade educativa — é um investimento no futuro das nossas crianças e no fortalecimento da consciência ambiental da nossa população. A ciência, quando chega de forma acessível e criativa, transforma realidades.”, disse o prefeito Kleilson Rezende.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Joilson Brito, a ação reforça o compromisso da gestão com a educação ambiental e a valorização dos recursos naturais da cidade: “A chegada do Ciência Móvel coroa todo o nosso esforço em levar o debate ambiental para dentro das escolas e das comunidades. O tema ‘Água é Vida’ é profundamente simbólico para nós, pois o Rio Itaúnas representa não só a nossa história, mas também o nosso desafio de preservação. É gratificante ver a ciência dialogando com a cultura local e despertando o interesse dos nossos jovens.”
Por Daniel Viana Santos
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário