Fotos: Pedro Casteluber

Linhares escreve e vive um novo capítulo na saúde pública. Agora, pacientes que precisam realizar Tomografia Computadorizada não precisam mais sair da cidade. O Hospital Geral de Linhares (HGL) passou a oferecer o exame também para quem está na fila de espera – cadastrados na regulação municipal, e não apenas para os internados na unidade hospitalar.

Um avanço que representa mais do que tecnologia: representa respeito ao cidadão, dignidade, cuidado e eficiência.

O novo serviço já está transformando vidas. Segundo Káthya Kill, diretora do Departamento de Agendamento Municipal, mais de 1.200 pessoas aguardavam pelo exame, muitas desde de 2023. Para realizá-lo, era preciso viajar para outras cidades como Aracruz, Serra, Vitória ou Vila Velha — em busca de um diagnóstico. “Com a ampliação do atendimento, a fila caiu para cerca de 60 pacientes e deve ser zerada nos próximos dias”, afirmou.

Entre os beneficiados está a dona de casa Maria da Penha Marçal, que realizou o exame de crânio na última sexta-feira (23). “Fiz a consulta no posto de saúde, o médico solicitou o exame e hoje, finalmente, consegui fazer aqui mesmo. Foi muito rápido! Em dois minutos já tinha o resultado nas mãos. Um alívio!”, celebrou.

Para realizar a tomografia, o paciente deve passar por consulta médica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Com a solicitação, ele é inserido no sistema de regulação municipal e, então, o exame é agendado no Hospital. O procedimento leva entre 2 a 10 minutos. Somente entre janeiro e maio deste ano, 4 mil tomografias já foram realizadas no HGL – entre pacientes internados no hospital e os pacientes que aguardam na fila da regulação.

A Tomografia Computadorizada é um exame essencial para diagnósticos de alta precisão. Utilizando raios-X, ela permite identificar fraturas, tumores, infecções e alterações em órgãos internos com agilidade.

Para o médico Dalton Silva Oliveira Júnior, que atua no Hospital Geral de Linhares (HGL), o novo serviço dentro do Hospital é um divisor de águas para a saúde pública de Linhares.

“Antes, um paciente esperava até seis horas por um exame fora do município. Agora, temos o resultado em minutos, o que acelera o diagnóstico e melhora o atendimento. Ganha o paciente, ganha a equipe médica”, disse.

“Esta é mais uma importante ação do prefeito Lucas Scaramussa na ampliação de serviços na rede municipal de saúde. Com o moderno equipamento instalado no hospital e atendendo os pacientes referenciados nas unidades de saúde, agimos em tempo oportuno, otimizando cada vez mais o diagnóstico e o tempo de atendimento dos nossos pacientes”, destacou o secretário municipal de Saúde, Phablo Gabriel.

O prefeito Lucas Scaramussa destacou a importância de descentralizar os serviços de saúde e garantir que investimentos como esse cheguem cada vez mais perto da população, melhorando o atendimento e reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades.

“É com muita alegria que ampliamos mais um serviço em saúde para os linharenses, que é uma prioridade do nosso governo. Esse avanço é um passo importante para garantir que os pacientes de Linhares recebam o melhor atendimento possível, gratuito, além de dar maior agilidade aos diagnósticos. A descentralização dos serviços de saúde é fundamental para que todos tenham acesso a exames e tratamentos de alta qualidade perto de casa”, afirmou Lucas.

Com acesso à tecnologia e compromisso com a vida, Linhares prova que saúde pública de qualidade é possível — e já está acontecendo.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *