Vários carros de som vão passar por todos os bairros de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, com a mensagem de alerta para que os moradores cumpram o isolamento social, evitando, assim, o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
As viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar acompanharão os carros de som – inclusive, as viaturas da GCM irão circular, fazendo essa comunicação nos autofalantes dos veículos. A ação começa nesta sexta-feira (5) e segue até a próxima terça-feira (9), na sede e no interior do município.
No início da pandemia, Linhares foi o primeiro município do Espírito Santo a utilizar o recurso. Mas, com o aumento diário do número de mortes e pessoas contaminadas, a ação retorna e será concentrada nos locais onde há constante aglomeração de pessoas, como praças públicas, espaços públicos com equipamentos para exercícios e ruas com muitos bares perto um do outro.
No alerta, a Prefeitura de Linhares recomenda: “Só saia de casa se for por extrema necessidade, e use sempre a máscara. Em caso de sintomas do coronavírus, procure a Unidade de Saúde mais próxima. Reforçamos que: está proibida a utilização de parques infantis e equipamentos esportivos nas praças, estádios e ginásios públicos. E está proibida a exposição de produtos em calçadas, vias públicas e em áreas externas de lojas, assim como disposição de mesas e cadeiras de restaurantes”.
“Nossos agentes, juntamente com a Polícia Militar, vão reforçar as orientações que são disseminadas pela Prefeitura desde o início da pandemia. Hoje, Linhares figura na lista de municípios com Risco Moderado para a transmissão da doença. Portanto, não queremos que esse cenário se agrave ainda mais. E, para isso, precisamos da colaboração de toda população”, destaca o secretário Coronel Jones Mattos.
“Nós insistimos pela consciência dos linharenses, visto que o coronavírus avança em Linhares, com o número de mortes e pessoas contaminadas aumentando todos os dias. Por isso, só saia de casa em caso extremo de necessidade, e use sempre a máscara. Em caso de sintomas da doença, procure uma de nossas Unidades de Saúde mais próxima”, orienta o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
De acordo com o painel de isolamento do Governo do Estado, Linhares tem registrado uma média de 44,3% na taxa de isolamento social – uma vez que o ideal seria de aproximadamente 70%. Diante desse cenário, a Prefeitura de Linhares pede a todos que denunciem irregularidades e descumprimento dos decretos através dos telefones 153 (Guarda Civil) e 190 (Polícia Militar).
Por Ívna Ferreira
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.