Alimentos da estação para aumentar a imunidade na pandemia

A alimentação saudável é de grande importância para o fortalecimento da imunidade do corpo, sobretudo no atual cenário de pandemia do novo Coronavírus (Covid -19). Frutas, verduras e legumes da estação apresentam maior qualidade devido ao tempo correto de sua colheita e têm preços mais acessíveis devido à grande oferta no mercado.

O Programa AlimentarES, com coordenação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tem como objetivo a conscientização da população para de uma alimentação saudável e, consequentemente, o fortalecimento da imunidade em meio aos impactos na saúde causados pela pandemia, como afirmou a coordenadora do Programa e extensionista do Incaper, Jaqueline Sanz.

“Estamos realizando lives no Youtube do Incaper com diversos especialistas em nutrição para incentivar a alimentação saudável e conscientizar a população de que a boa prática alimentar é essencial para a saúde e para o fortalecimento da imunidade, tão importante nos tempos atuais”, disse a coordenadora. 

Laranja, limão e mexerica são ricas em vitamina C, conhecida por aumentar a resistência do organismo, além de excelente fonte de potentes antioxidantes como a Vitamina A, E, cálcio e potássio, segundo Luciene Rabelo, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Salesiano (Unisales), que tem parceria com o AlimentarES.

“A Vitamina C tem funções imunológicas, previne infecções do trato respiratório e tem a capacidade de aumentar a absorção de ferro. O morango, também presente na safra de agosto, apresenta propriedades anti-inflamatórias, anti carcinogênica, que atuam no sistema imunológico e têm atividade antiviral”, explicou Luciene Rabelo.

De acordo com o engenheiro agrônomo, doutor em fitotecnia e coordenador técnico de produção vegetal do Incaper, Luiz Fernando Favarato, essas frutas cítricas citadas são típicas do inverno. Os vegetais verde-escuros como brócolis, couve e espinafre também estão na safra, segundo o engenheiro agrônomo. Esses são alimentos ricos em ácidos fólicos, um nutriente que auxiliam a formação de glóbulos brancos, que tem como uma das funções a defesa do organismo. 

“O brócolis é uma planta crucífera rico em fenóis, flavonóides, selênio e vitamina C, podendo prevenir doenças circulatórias e melhor a imunidade celular, além de ter propriedade antioxidante”, ressaltou Luciene Rabelo.

Outro destaque é o tubérculo inhame, com boa quantidade de antioxidantes e vitamina C, além de vitaminas do complexo B, propriedades que fortalecem o sistema imunológico. “O Espírito Santo é o maior produtor de inhame do Brasil e na época da safra, agora no inverno, é possível encontrar esse alimento com grande qualidade e melhor preço”, destacou Luiz Fernando. 

Texto: Andreia Ferreira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *