Shinzo Abe alegou que vai tratar de um problema de saúde
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou oficialmente que planeja renunciar ao cargo para tratar de um problema de saúde. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), Abe explicou os motivos de sua decisão.
O premiê esteve em um hospital em duas oportunidades nas duas últimas semanas, desencadeando especulações de que seu estado de saúde havia piorado.
É a segunda vez que o premiê deixa o cargo por causa de um problema de saúde. Shinzo Abe renunciou em 2007 devido a uma doença inflamatória intestinal, após ter permanecido somente um ano no posto.
Ele reassumiu o cargo de primeiro-ministro em 2012, depois de obter vitória esmagadora em uma eleição para a Câmara Baixa do Parlamento.
Há sete anos no cargo, Abe é o líder com mais tempo de serviço na história do Japão.
Ele poderia permanecer mais um ano à frente do cargo. O mandato do premiê como presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), o principal da coalizão governista, se encerraria em setembro do próximo ano.
Por NHK | Tóquio
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário
Últimas notícias
- Bahia tem papel estratégico na liderança do desenvolvimento econômico sustentável
- Fórum discute transição energética com foco no desenvolvimento sustentável do Espírito Santo
- Bahia passa a ter a maior rede de comunicação de forças de segurança do Brasil