Um queijo de 650 quilos marcou o encerramento do Concurso Leiteiro realizado em Muniz Freire pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O torneio elegeu as vacas mais produtivas durante a 7ª Festa do Leite e do Queijo de Itaici, realizada no final de junho.
O técnico em desenvolvimento rural do Incaper, Rodrigo Candido Celestino, contou que o evento já é tradição na comunidade. “O distrito de Itaici é uma das maiores bacias leiteiras de Muniz Freire. A produção é a principal renda familiar dos pecuaristas. Além de leite, aqui tem a fabricação do maior queijo do Estado, que esse ano quebrou mais um recorde e chegou a 650 quilos”, disse.
A festa é uma iniciativa da Associação de Moradores de Itaici. O concurso leiteiro foi organizado e coordenado pelo Incaper em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Muniz Freire.
“O encontro com os produtores é importante porque ajuda a demonstrar para o público o quanto é necessário desenvolver o melhoramento genético do animal, trabalhando a inseminação artificial com sêmen de qualidade. Uma vaca em lactação de excelente genética produz até dez vezes mais que as vacas de quinze anos atrás, e com gastos bem mais baixo”, acrescentou o extensionista do Incaper.
O torneio teve a participação de 21 animais: 13 deles competiram na categoria de 30kg de produção média/dia e 8 na categoria 40kg de produção média/dia.
Os ganhadores na categoria de 30kg foram:
1º lugar – Eduardo Vargas Teixeira Tristão
2º lugar – Éder de Souza Virmercati
3º Lugar – Thayvan de Souza Spadetti
E categoria de 40kg:
1º Lugar – Thalles de Oliveira Machado
2° Lugar – Wevertom Machado Bastos
3º Lugar – Carlos Reuteman Barbosa
Texto: Juliana Esteves