Inscrições abertas para seminário ‘Z Convida’

Estão abertas, a partir desta terça-feira (04), as inscrições para o seminário on-line “Z Convida”, que será realizado pelo Grupo Z de Teatro de 13 a 30 de maio, sempre das 16h às 18h, por meio da plataforma Zoom. Serão dez mesas no total, que trarão temas relevantes para as artes cênicas na contemporaneidade, os quais serão discutidos por integrantes do grupo, seus convidados e os participantes. Para participar, é necessário fazer inscrição on-line (link abaixo) até duas horas antes do encontro escolhido. Os interessados podem se inscrever em quantas mesas quiserem, gratuitamente, e não há pré-requisitos. 

 No formato proposto para o evento, cada mesa temática contará com três oradores (as), entre membros do grupo e convidados, estabelecendo-se o tempo de 15 minutos de exposição para cada um deles (as). Após esse primeiro momento, o público presente também poderá participar com questionamentos e colocações, caso tenha vontade. Serão disponibilizadas 90 vagas por mesa. 

 “Reunir os integrantes do grupo com convidados e o público tem, ao mesmo tempo, a intenção de compartilhar o saber construído pelo grupo e de abrir espaço para vozes e saberes diversos. De compartilhar olhares vários sobre o nosso fazer e nossos modos de trabalho”, afirma o diretor e dramaturgo Fernando Marques.

 Os temas abordados dizem respeito à Direção, à fusão de Dança e Teatro, às mulheres na Dramaturgia, à relação das Artes Cênicas com as Artes Visuais, à Preparação Corporal do intérprete, ao hibridismo de linguagens, à Iluminação, ao papel do intérprete-criador, aos trabalhos solo e à relação da cena com a política.

 Na relação de convidados, todos com produção no Espírito Santo, estão Wyller Villaças, Luana Eva, Gil Mendes, Lorena Lima, Nieve Matos, Luara Monteiro, Rubiane Maia, Roberta Portela, Vivian da Cunha, André Stefson, Gabriela Camargo, Nicolas Corres Lopes, Yuriê Perazzini, Luiz Carlos Cardoso, Charlene Bicalho e Thiara Pagani.

 “A escolha por nomes locais, exclusivamente, se dá porque temos poucas oportunidades de troca entre nós. Porque ainda falta um entendimento sobre o que fazemos aqui e, embora nos falte o intercâmbio com o resto do País, falta-nos também a troca entre nós, a compreensão das muitas coisas que somos e podemos ser”, destaca Fernando Marques.

 O evento foi selecionado no Edital de Artes Integradas, por meio do edital emergencial da Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura (Secult).

Por Aline Dias, Danilo Ferraz, Erika Piskac e Sandra Freitas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *