
Conceitos e dicas sobre inovação e seu impacto na produtividade, competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas (MPEs) formam o conteúdo da cartilha “Regulando o motor das MPEs com a ferramenta inovação”. A publicação é iniciativa do Banco do Nordeste para incentivar a inovação por parte dos empreendedores do segmento e está disponível por meio digital no portal da instituição ( bnb.gov.br/mpe-inovacao), em “Guia de Inovação para MPE”.
Questões como do quê uma micro e pequena empresa precisa para se organizar, o que é inovação, quem pode inovar, como inovar, vantagens de inovar, como construir uma MPE inovadora, por exemplo, são apresentadas de forma clara e objetiva, proporcionando informações capazes de influenciar no crescimento das empresas e traduzindo, ao mesmo tempo, fator de diferenciação que pode impactar na competitividade do empreendimento em relação aos concorrentes.
A cartilha também chama atenção para o grande potencial de elevação da produtividade por meio da adoção de técnicas de gestão e de novas tecnologias, além de destacar soluções de crédito do Banco do Nordeste tanto para financiar MPEs como para financiar a inovação.
No material são relacionadas vantagens e condições de acesso às linhas de financiamento voltadas para a inovação das MPEs, a exemplo do Programa de Financiamento à Inovação (FNE Inovação), que tem a menor taxa de juros do mercado, e do Programa de Financiamento a MPEs Startups (FNE Startup), aspectos que ressaltam o incentivo do BNB para que as empresas inovem.
Elaborada pelo Hub de Inovação do Banco do Nordeste, com participação do Ambiente de Negócios com Micro e Pequena Empresa da instituição, a cartilha reforça a estratégia do BNB de ser o banco da micro, pequena e média empresa, em sua área de atuação, formada pelos nove estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
É nesse sentido que a publicação fortalece a importância da inovação como meio de tornar as empresas da Região mais competitivas e produtivas, além de buscar sensibilizar os empresários do segmento MPE para investirem em inovação como fator primordial para gerar melhoria da produtividade e competitividade.
Por Ascom/BNB
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março