Como um importante espaço de diálogo e construção de políticas públicas, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa começa na próxima quarta-feira (31) e vai até o dia 02 de agosto. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedippi).
A conferência deste ano abordará o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” e será realizada no Hotel Praia Sol, localizado em Nova Almeida, na Serra.
Além de discutir sobre os desafios do envelhecimento, o evento visa fomentar o protagonismo das pessoas idosas, debater a atuação dos Conselhos nos âmbitos municipal, estadual e federal, propor avanços e novas diretrizes políticas, além de preparar a delegação capixaba para a participação na etapa nacional – prevista para acontecer de 11 a 14 de novembro, em Brasília.
Segundo a presidente do Cedippi, Augusta Isabel Scardua, a Conferência é um espaço democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva. “Discutiremos propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais que integram a Política Nacional do Idoso, refletindo e dando sustentabilidade às ações de responsabilidade dos estados e municípios para o efetivo atendimento à pessoa idosa”, destacou.
A Conferência também é um importante instrumento da Gestão Pública Participativa, conforme afirma a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo. “Ela contribui para a orientação e conscientização dos gestores públicos, de organizações da sociedade civil e também das próprias pessoas idosas acerca dos seus direitos e deveres, reforçando que elas podem e devem participar como cidadãos ativos que são”, pontuou.
Participam do evento os conselheiros municipais e estaduais, delegados eleitos, representantes da sociedade civil e do governo, convidados, palestrantes, técnicos e autoridades, pessoas idosas e outros.
Por Letícia Passos.