
O Banco do Nordeste já contratou, em 2021, R$ 111,7 milhões no âmbito do programa AgroNordeste no território Meio-Norte Capixaba. O valor está distribuído em 580 operações de crédito, nos 15 municípios que compõem o perímetro.
O AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2019 com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural nos estados do Nordeste, Norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.
O programa apoia a organização das cadeias agropecuárias de relevância atual ou potencial e amplia e diversifica os canais de comercialização, com pertinência social, ambiental e econômica, buscando aumentar a eficiência produtiva e os benefícios sociais.
No território do Meio-Norte Capixaba, as aplicações beneficiaram, principalmente, a produção de café, indústria de alimentos e serviços de saúde.
A família Guisolfi, de São Mateus, produz café e pimenta na zona rural do município. Alcides Guisolfi contratou crédito no BNB para a aquisição de máquinas agrícolas e para a implantação de um sistema de geração de energia solar na propriedade, que conduz ao lado dos filhos Renato e Ronaldo.
“O Banco do Nordeste é um banco que conhece a realidade do produtor. É um banco que sai das linhas administrativas e sabe o que é a terra para o produtor. O Banco do Nordeste não do lado de lá, está aqui, na nossa terra”, afirma Renato Guisolfi.
Conforme levantamentos do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), as aplicações do AgroNordeste em 2020 permitiram a criação/manutenção de mais de 2.500 empregos no território capixaba.
Em toda a área de atuação da instituição, neste ano já são 74 mil operações contratadas nos 16 territórios do AgroNordeste. Juntas, superam R$ 3,6 bilhões, que impulsionam a produção de trabalhadores e empreendimentos rurais.
O território Meio-Norte Capixaba abrange os municípios Boa Esperança, Conceição da Barra, Governador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vila Valério.
Por Ascom/BNB
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março