
Se o objetivo é não “deixar o samba morrer, nem acabar”, o ritmo musical que está entre os mais conhecidos do Brasil, pode contar com uma forte aliada, a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), Capital do Espírito Santo.
Uma ação especial da pasta, celebra, na próxima quinta-feira (2), o “Dia Nacional do Samba”, comemorado nesta mesma data.
O evento “Vitória celebra o Samba”, ocorre na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória, das 17 às 22 horas, e conta com uma programação musical especial.
“Aos poucos conseguimos ir retomando ações culturais por toda a cidade. No último domingo estivemos em Jardim Camburi com o Circuito de Chorinho, na quinta estaremos no Centro da cidade comemorando o Samba. Além de ritmos extremamente populares celebramos, também, a união das famílias, o retorno ao lazer de rua e a cultura capixaba, já que todas as bandas que têm nos atendido são grupos locais”, declarou o secretário municipal de Cultura de Vitória, Luciano Gagno.
Entre as atrações previstas estão os grupos de samba: Responsa, Lajota e a bateria da escola de Samba Unidos da Piedade. As apresentações começam a partir das 18 horas.
Já as participações especiais ficam por conta de Monique Rocha, Tereza Cristina e Branquinho do Opção.
Culinária
Se a música boa está garantida, os comerciantes locais garantem, também, a boa comida. Durante todo o evento barracas, restaurantes e bares da região vão oferecer de tudo um pouco, desde churrasquinho e cerveja até mariscos, como caranguejo e casquinha de siri, além de pratos regionais, como a tradicional moqueca capixaba.
“Além de não deixar morrer a música popular brasileira, o verdadeiro samba de raiz, trazendo de volta às ruas o povo do samba, queremos movimentar a economia local, tão afetada pela pandemia”, afirmou um dos comerciantes do bairro, Rogério Barbosa.
Cuidados
A Semc e a organização do evento reforçam que o período ainda exige cuidados, por isso, todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias referentes à prevenção e ao combate ao Coronavírus continuam sendo rigorosamente seguido
Aos comerciantes é obrigatório o uso de máscaras de proteção e disponibilização do álcool em gel para os consumidores. Ao público, é pedido que também permaneçam de máscara.
Confira a programação:
- •18h – Grupo de samba Responsa
- •19h – Lajota
- •19h30 – Monique Rocha
- •20h – Tereza Cristina
- •20h30 – Branquinho do Opção
- •21h – Bateria da Escola de Samba Unidos da Piedade
Vacinação sem agendamento
Durante a realização do evento “Vitória celebra o Samba”, nesta quinta-feira (02), a equipe da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) estará aplicando a primeira e segunda doses, assim como a dose de reforço, do imunizante contra a Covid-19, no Centro de Vitória. A imunização ocorre das 16h às 20h, na Praça Ubaldo Ramalhe.
Serão ofertadas:
- Primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos;
- Primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais;
- Segunda dose da AstraZeneca e Pfizer, para pessoas que receberam a primeira até o dia 09/10;
- Segunda dose da CoronaVac, para pessoas que receberam primeira há 28 dias ou mais;
- Dose de reforço para pessoas de 18 a 59 anos, que receberam a segunda até o dia 07/07;
- Dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, que receberam a segunda até o dia 07/09;
- Dose de reforço para Imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há 28 dias.
Por Pedro Vargas e Jucilene Borges
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário