Grupo colombiano faz três apresentações gratuitas em Salvador

Primeira apresentação acontece no domingo, 11, em Alagados. Foto: Divulgação/Reprodução.

Um espetáculo multilinguagem que mescla dança, música e audiovisual para abordar histórias e costumes do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado no Caribe colombiano, tendo como fio condutor um mensageiro de notícias, personagem real bastante conhecido nas ilhas. Esta é a proposta de o Som dos Caracóis do Make Up Traditional Group, grupo colombiano que utiliza seu repertório de danças e músicas tradicionais para divulgar a cultura local. O grupo faz três apresentações neste mês de agosto, com acesso gratuito, em três espaços culturais de Salvador administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA): Espaço Cultural de Alagados, dia 11, às 15h; Casa da Música, dia 12, às 19h; e Centro Cultural Plataforma, dia 15, às 19h.

O arquipélago é composto por 19 ilhas e os seus primeiros colonizadores foram puritanos europeus e lenhadores jamaicanos, além de grupos de comunidades africanas. Como resultado dessa pluralidade, as ilhas apresentam riqueza de danças e ritmos, influenciados por diversos estilos como polka, pasillo, quadrille, mento, calipso, entre outros. Toda essa diversidade estará no palco em Som dos Caracóis, espetáculo que tem uma hora e meia de duração, e conta com a participação de 22 artistas colombianos, entre bailarinos e músicos.

As apresentações fazem parte de uma ação de intercâmbio entre o grupo Make Up Traditional Group e a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult) para promover, além da dinamização de pauta, experiências e vivências artísticas entre os integrantes do grupo e artistas residentes dos espaços culturais.

MAKE UP FOUNDATION OF THE ART AND CULTURE – Dirigida pela atriz, bailarina e coreógrafa baiana radicada na Colômbia, Conceição de Cristo, o grupo tem como objetivo promover o conhecimento, a valorização e a difusão da cultura ancestral do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. Formado por crianças, adolescentes, jovens e adultos comprometidos com a identidade cultural das ilhas, eles fortalecem a tradição dos costumes e estilos próprios através da dança, teatro e música. O grupo participa de festivais, encontros e premiações internacionais, levando a cultura do arquipélago para o mundo.

Espaços Culturais da SecultBA– A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação – SecultBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *