Caminhada cultural para conhecer a produção de cacau e belezas naturais é sucesso em Linhares

O secretário de Agricultura, Franco Fioroti, participou da caminhada. Fotos: Felipe Tozatto.

A terceira edição da caminhada cultural para conhecer a produção de cacau e belezas naturais foi um sucesso em Linhares. Realizada na manhã deste domingo (11), a caminhada “Rota do Cacau” contou com um percurso de 21 Km,  onde os participantes puderam apreciar um pedacinho da Mata Atlântica, além de conhecer o processo de produção e degustar o cacau da Fazenda São Luiz, premiado entre os 18 melhores frutos do mundo no Salão Chocolate em Paris. Durante a visita, foi realizada uma palestra com o proprietário da fazenda Emir de Macedo Gomes Filho, que revelou curiosidades da introdução do fruto em Linhares. O evento fez parte da programação em comemoração aos 219 anos de fundação do município, celebrado no dia 22 de agosto.

O presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Reuber Costa Nascimento, destacou que a caminhada foi um sucesso. “Foi tudo maravilhoso e bem organizado. Passamos por lugares onde é feito o plantio do cacau em cabruca e em áreas que é preservada a Mata Atlântica aqui no Vale do Rio Doce. Além disso, foi uma oportunidade para despertar a consciência da preservação do que restou da Mata Atlântica”, concluiu Reuber.

O secretário de Agricultura, Franco Fioroti, participou da caminhada. “Foi uma bela caminhada que contemplou belas paisagens e mostrou para os participantes a importância que o cacau tem para o desenvolvimento do nosso município. Além disso, foi um grande momento de aprendizado sobre o plantio e manuseio do fruto, para se obter uma produção de qualidade”, destacou o secretário.

A caminhada foi realizada pelo município de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e contou com o apoio da Serlihges.

Por Julimar Rampinelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *