
Passeios curtos, em grupos menores e em contato direto com a natureza são uma boa alternativa para quem busca momentos de descanso e lazer durante a pandemia e querem aproveitar mais o Verão.
Linhares, na região norte do Espírito Santo, tem opções turísticas variadas que vão desde visitas às cachoeiras, passando pelas lagoas e trilhas pela Mata Atlântica, até as propriedades rurais para conhecer a cultura do cacau, que fez e faz história na cidade, por exemplo.
Sem contar com as praias de Pontal do Ipiranga, que concentra grande número de turistas e veranistas, da famosa praia de Regência conhecida pela prática do surfe e cultura local, além do balneário de Povoação, que atraem moradores e turistas o ano todo.
Cachoeira De Angeli

Para se refrescar, que tal conhecer a Cachoeira de Angeli, em Linhares? Para chegar a esse espetáculo da natureza, saindo do centro da cidade é preciso percorrer 55 km até chegar a São Rafael, seguir cinco quilômetros em estrada de chão, subindo a serra. Fica à esquerda, ao lado da estrada.
O local é próprio para banho, em meio a Mata Atlântica, com uma queda d’água cercada de bromélias e orquídeas. O visitante também tem a opção de se refrescar nas bicas de água ou ainda tomar banho de piscina. Para usufruir da piscina adulto paga R$ 10 e crianças com até oito anos R$ 8.
O espaço é aberto na segunda, quarta, quinta e sexta-feira a partir das 10h30, e aos sábados e domingos, às 8 horas. Aos domingos é servido almoço. O local dispõe de serviço completo de bar e é proibido levar bebida.
Riozinho

O riozinho do Pontal do Ipiranga é uma das principais atrações do balneário. É um dos points mais frequentados devido suas águas tranquilas que atrai muitos banhistas, principalmente famílias com crianças. No local, tem uma cabana para venda de alimentos e bebidas. Fica ao lado norte da praia e pode ser acessado pela avenida do Sol. Conhecido por riozinho, seu nome mesmo é Pontal de Nice. O banho é condicionado à balneabilidade do local.
Reserva Biológica de Comboios
A Reserva Biológica (Rebio) de Comboios, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fica localizada na estrada que liga o distrito de Bebedouro a Regência, no km 47.
A reserva foi criada em 1984 para proteger 18km de praias semi-desertas que são áreas de desova da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), única área de desova regular no Brasil.
É aberto diariamente das 8 às 17 horas para a visitação dos tanques contendo tartarugas marinhas. O acesso à praia é permitido na área da sede, que conta com banheiros para o público. Para quem busca uma praia mais sossegada é esse o ponto ideal.
O local também é muito procurado para a prática do surfe, que, por ser considerada uma atividade de baixo impacto ambiental e geradora de renda para a comunidade, é permitida por meio do acesso ao mar em três pontos da Reserva.
Reserva Natural Vale

A Reserva Natural Vale é um ótimo espaço para a prática do turismo ecológico em família ou com amigos. Situada no Circuito do Verde e das Águas, umas das principais rotas turísticas do Espírito Santo, conta com belas trilhas para caminhada, ponte pênsil, playground para as crianças e uma área para piquenique e prática de atividades esportivas.
Em virtude da pandemia, para visitar a reserva é necessário agendar por meio do site www.vale.com/rnv. Localizada na Rodovia BR 101, KM 122, Linhares, a reserva fica aberta de terça a domingo das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16 horas.
O visitante pode levar lanche e garrafas para consumo de água. Não há venda de alimentos no local. Saiba mais: www.vale.com/rnv ou www.facebook.com/ReservaNaturalVale2015
Floresta Nacional de Goytacazes

A Floresta Nacional de Goytacazes é a maior floresta urbana do Espírito Santo. São 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. O local possui dois tipos de trilhas: na mini-trilha, o circuito dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas.
A trilha dentro da mata tem um percurso de 3 km e é acompanhada de profissionais treinados, que realizam um trabalho de educação ambiental. Os grupos devem ter entre 11 e 30 pessoas. Protegida pela legislação federal, a floresta é aberta à visitação todos os dias, de 8h às 16h.
Está localizada no km 155 da BR-101, em Linhares. Não é necessário ligar ou enviar e-mail para agendar visita.
Lagoa Juparanã
Segunda maior lagoa do país e a maior do município, a Juparanã tem um pôr do sol de encher os olhos. De fácil acesso, a Lagoa Juparanã está localizada à beira da BR-101 norte. O acesso é todo feito de carro em via pavimentada.
LINHARES RURAL- CIRCUITO DO COCO E DAS ÁGUAS
Nívea Rural

Lagoa de água doce para banho, um campo de futebol, quadra de areia para vôlei, playground, casa da árvore, ponte sobre lago, restaurante à la carte, bar, camping e pousada. Isso é o que os visitantes e turistas encontram no Nívea Rural. Com tantos atrativos e cercado de verde por todos os lados, o local é ideal para quem busca sossego e momentos para simplesmente relaxar.
Distante 17 quilômetros da BR 101, sendo o acesso na altura do Km 137, sentido Linhares a São Mateus, o Nívea funciona todos os dias, das 8h às 18h, com agendamento pelo WhatsApp (27) 999843360. Durante a semana o local não oferece serviço de bar e restaurante.
Cantinho da Roça

Há 7 km da BR 101, sentido Farias, está o Cantinho da Roça. Chegar ao local, como o próprio nome sugere, é como estar em um “cantinho” todo especial. Tudo por lá foi feito pensando no bem-estar de quem chega, especialmente o almoço aos domingos, preparado no fogão à lenha, que serve a tradicional galinha com polenta tão apreciada na região com forte colonização italiana.
Entre os atrativos estão as visitas às culturas do coco, pimenta-do-reino e goiaba de mesa. Esta última o visitante tem a opção de degustar ali mesmo no sistema colha e pague. Piscinas (Adulto e infantil), campo de futebol society, quadra de areia para vôlei também são opções de lazer do Cantinho da Roça. O local funciona aos sábados e domingos.
CULTURA
Museu Lorenzutti
No Museu Lorenzutti são mais de mil exemplares, principalmente de aves, répteis, anfíbios e mamíferos taxidermizados, que apesar do seu caráter didático, abriga um acervo significativo da Mata Atlântica, na parte regional do norte do estado. O museu fica na rua João Francisco Calmon, 455, no bairro Araçá. As visitas são de segunda a domingo, das 8h às 17h e os contatos para agendamentos são (27) 3115-0509, 99247-2848 e 99762-7371.
CIRCUITO DO CACAU E DO VERDE
Fazenda São Luiz

A Fazenda São Luiz agora trabalha com o Turismo Científico. No local é apresentado todo o processo produtivo e beneficiamento do cacau, além do viveiro de mudas, degustação e vendas dos derivados.
Os passeios devem ter agendamento prévio, nos telefones (27) 99984-3232 e 99984-3257, com um grupo de no mínimo 10 pessoas, sendo o valor a combinar.
Para chegar lá, é preciso seguir na estrada de Povoação, mas, a cada três quilômetros tem placas indicativas “Viveiro Cacau Aliança”, sinalizada até a fazenda.
Quem visita o local ou desejar ir até à fazenda somente para adquirir derivados do cacau, vai encontrar uma variedade de produtos como: amêndoas caramelizadas, nibs, geleia, mel do cacau, caucada, e chocolates em três sabores, 44% ao leite, 60% com nibs e 70%.
Por Valda Ravani
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário