Instituição pertence à Maçonaria e prepara as adolescentes e as jovens para trabalhos voluntários e protagonismo profissional e político

O centenário da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas foi comemorado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na noite de segunda-feira (18) em sessão solene no Plenário Dirceu Cardoso. A homenagem foi iniciativa da deputada Janete de Sá (PSB).
A instituição pertence à Maçonaria e foi criada nos Estados Unidos para acolher órfãs da Primeira Guerra Mundial com idades entre 11 e 20 anos. O objetivo, desde a criação, foi a promoção da autoestima e a formação de lideranças. Entre os ensinamentos, as integrantes da ordem desenvolvem habilidades para falar em público. A atividade também desperta a responsabilidade social.
Arco-Íris no estado

No Espírito Santo, cerca de 250 jovens e adolescentes integram a ordem em oito unidades regionais chamadas de assembleias. Wagner Franco Ribeiro, um dos responsáveis pelas ordens paramaçônicas no estado, disse que, em 100 anos, a Arco-Íris pregou o bem ao próximo, desenvolvendo o empoderamento das meninas para torná-las aptas aos mais altos postos de trabalho e da sociedade, além do olhar para o voluntariado.
A líder juvenil Maria Clara Santos falou da experiência na ordem e contou que presenciou meninas que conseguiram se livrar de drogas, da depressão e de relacionamentos abusivos. Falou da responsabilidade que cada integrante assume ao entrar na instituição e, mais que tudo, o companheirismo que elas constroem ao longo dos ensinamentos. “Ninguém tira da gente a nossa amizade, os nossos ensinamentos e principalmente o nosso arco-íris”, afirmou.
O desembargador Ney Batista Coutinho, que é uma liderança maçônica, citou trecho da poesia de Carlos Drummond de Andrade – “no meio do caminho tinha uma pedra” – para expressar que a entidade já enfrentou muitas lutas. “É uma ajuda que essa juventude precisa. É um incentivo para seguir em frente porque os percalços da vida são muitos”, pontuou.
A deputada Janete de Sá destacou que a ordem é muito importante para resgatar valores que, segundo ela, vêm se perdendo na modernidade. A parlamentar lembrou a guerra na Ucrânia com as violações aos direitos humanos.

“Momentos como esse que voltamos nosso olhar para a necessidade de ter instrumentos para orientar as novas gerações que vão contribuir com mudanças importantes na sociedade. Essa ordem enxerga a viabilidade de uma sociedade mais justa e mais fraterna. E eu não tenho dúvida de quanto a mulher é importante na construção da bondade perdida”, ressaltou.
O deputado Doutor Hércules (Patri), que é membro da Maçonaria, também repercutiu o conflito entre russos e ucranianos. “É difícil ver bomba caindo em cima de maternidade. Portanto, a orientação que edifica o caráter é muito importante nesse mundo em que vivemos. São 100 anos de perseverança e de retidão, mostrando às jovens o melhor caminho”, afirmou.
Significado
As cores do arco-íris simbolizam aprendizados que a Maçonaria considera essenciais. O vermelho representa o amor ao lar e à família; laranja é a cor da religião; o amarelo é a natureza; o verde, imortalidade. Os valores de fidelidade são lembrados pelo azul. O anil está ligado ao patriotismo e o violeta ao serviço voluntário.
Homenageados
- Adriana dos Santos Ferreira Franco
- Ribeiro
- Aldo Alves Gonçalves
- Aides Bertoldo da Silva
- Ana Augusta Pessin Thiengo
- Ana Carolina Cau
- Andréa Athayde Coutinho
- Casimiro Ramos Junior
- Carolina Dalva Mareto Vargas
- Cecília Nalli de Freitas
- Charlies Geovane Cypreste dos Santos
- Emílio Augusto Trinxet Brandão Junior
- Fábio Ferrari Santos
- Fábio Santos Moreira
- Fernanda Simões Távora
- Francini Bonomo Crispim Silva
- Francisco Carlos Crispim Silva
- Gláucia Maria Januário Cau
- Graziela Luiza Medeiros
- Izaias Nunes de Jesus
- José Carlos Soares
- José Enes Mauro
- Julia Molino
- Kelly Bergamini
- Laíze Nalle de Freitas
- Luíza Giuberti Borghi
- Lusmar Thiengo
- Marcia Moura Moreira
- Maria Clara Santos
- Maria Gorente Colodete
- Maria Luíza Lombardi Nascimento
- Marco Antônio Cau
- Nathália Frinhani Foresti
- Neucimar Bravim
- Nelcina Dias Athayde Coutinho
- Ney Batista Coutinho
- Rita Cosme
- Rogilene Aparecida Bonomo Crispim
- Rubens Vieira
- Vânia Casagrande Martelli
- Wagner Franco Vieira
- Walter Alves Noronha
Por Patrícia Bravin
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário