Um momento único para contemplar e debater o potencial artístico de pessoas com deficiência é o que todos poderão conferir no Parque Moscoso, em Vitória, na capital do Espírito Santo, nos próximos sábados, 19 e 26 de novembro. Um coral de cegos se apresentará na Concha Acústica do parque. Logo depois, a performance Slam Corpo Grita mesclará a poesia em Libras dos surdos e a poesia oral.
As atividades começam sempre às 16 horas com a apresentação da oficina de “Teatro e Canto para Pessoas com Deficiência Visual”. Os hinos do Espírito Santo e da Cidade de Vitória estarão no repertório do coral. Logo em seguida, participam de um debate sobre arte e inclusão especialistas em políticas públicas e ativistas dos direitos das pessoas com deficiência. Durante a performance Slam Corpo Grita, duplas formadas por surdos e ouvintes vão interagir a partir da tradução oral da poesia apresentada em Libras.
A inspiração veio da iniciativa Slam do Corpo criada por surdos em São Paulo para aproximar poetas surdos e ouvintes. O slam surgiu nos Estados Unidos como uma competição de poesia em um espaço livre para se falar do que quiser.
Uma novidade do evento é a realização do Karaokê Corpo Canta, junto ao Slam Corpo Grita, que foi idealizado em meio às oficinas do Cena Diversa e se trata da tradução simultânea de músicas para Libras acompanhada de muita interpretação pessoal.
A programação é organizada pelo Projeto Cena Diversa que promove uma série de atividades artísticas e realiza apresentações de teatro com a participação de cegos, surdos e cadeirantes. Esta é a última atividade do projeto nesta temporada, que já levou os espetáculos “Quando Acordar a Cidade” e “Pele” para os palcos de Vitória e de Anchieta durante o ano de 2022.
Arte e inclusão
Participam do debate organizado pelo Cena Diversa os artistas envolvidos nos trabalhos do projeto, além de especialistas e ativistas. No dia 19 de novembro estarão presentes a gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Carline Borges; a assessora técnica e pedagógica da educação de surdos na Secretaria de Educação de Vitória, Eliane Telles De Bruim Vieira, e o idealizador do projeto Pedal Inclusão, Robson Ferreira.
No dia 26 de novembro, participarão do debate as ativistas do direito da pessoa com deficiência Elienne Baptista, Suzana Lima e Lucinéia Santos, além da idealizadora dos projetos Cena Diversa e Escola de Fotógrafos Cegos, Rejane Arruda.
Por Aline Dias, Danilo Ferraz e Erika Piskac
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário