
O Banco do Nordeste entregou, nesta quarta-feira (8), o Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino a nove mulheres, clientes do Espírito Santo que conduzem pequenos negócios com características de inovação, de uso de tecnologia, práticas socioambientais e que estimulam o engajamento de mulheres. A cerimônia foi realizada na agência da instituição em Linhares.
Foram contempladas duas microempreendedoras urbanas clientes do Crediamigo e uma microempresária. A premiação foi concedida mediante avaliação de critérios de melhoria de produtividade; aumento da capacidade de produção e nível de acesso a políticas de comercialização; aspectos ambientais; incremento de receitas do empreendimento; avaliação do nível de gerenciamento do empreendimento; inovação e empreendedorismo.
Também foram premiadas três microempreendedoras rurais clientes do Agroamigo e três agricultoras do segmento da agricultura familiar que se destacaram em seus empreendimentos nas seguintes categorias: “Inovação e Tecnologia”, “Adoção de Práticas Socioambientais”, e “Engajamento Feminino”.
Segundo o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, a iniciativa visa estimular outras mulheres em seus projetos. “A ênfase do prêmio é valorizar, acima de tudo, o empreendedorismo feminino, mas também a adoção de práticas ambientais corretas, a inovação e a tecnologia”, afirma.
O BNB apoia empreendedorismo no campo e na cidade por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Crediamigo, Agroamigo e Microempresa. A instituição destinou cerca de R$ 15,5 bilhões para esses públicos em 2022 em sua área de atuação.
A comissão examinadora do Prêmio foi formada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama e Prefeitura de Linhares.
A solenidade foi realizada em todos os estados atendidos pelo Banco do Nordeste. Ao todo, 99 mulheres de áreas rurais e urbanas foram premiadas.
Conheça as empreendedoras premiadas do Espírito Santo
Crediamigo:
- Tatiane Rodrigues, cliente de Nova Venécia
- Zenaide Alves dos Santos, cliente de São Mateus
Microempresa:
- Studio Unere de Arte e Dança, de Rosângela Passos Nunes Ferreira, cliente de Linhares
Agroamigo:
- Maria Adriana Bruno, cliente de Colatina
- Rosângela Gazoli Francisco da Silva, cliente de Nova Venécia
- Jane Helen Nunes Sarter Buss, cliente de Colatina
Agricultura Familiar:
- Izabel Conti Matedi, cliente de Linhares
- Ivanilda Maroto da Silva, cliente Linhares
- Fabiana Justino Silva, cliente de Nova Venécia
Por Ascom/BNB
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário