Entre os meses de junho e agosto, serão oferecidas duas oficinas gratuitas sobre cenografia e figurino para teatro, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, capital do Espírito Santo. Com foco em sustentabilidade, cultura e educação, as duas formações vão trabalhar com materiais de baixo custo e produtos recicláveis, possibilitando geração de emprego, renda e bem-estar.
Serão 50 vagas para a oficina de cenografia com materiais de baixo custo, que terá carga horária total de 32 horas e será realizada sempre às terças-feiras, entre 13 de junho e 1º de agosto. Também com 50 vagas e a mesma carga horária, a oficina de figurino com materiais recicláveis será realizada sempre às quintas-feiras, entre 8 de junho e 27 de julho.
As inscrições já podem ser feitas pela plataforma Sympla (confira os links abaixo), e ficam abertas até todas as vagas serem preenchidas.
Realizadas com apoio da Secretaria da Cultura (Secult) e patrocínio da ES Gás, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, as ações são contrapartida social do projeto Circuito Nacional de Teatro no Espírito Santo.
Ministrada pelo professor Dudu Guimarães, a oficina de cenografia pretende conduzir o participante a pensar, pesquisar e buscar possibilidades para a escolha e definição do uso de materiais recicláveis ou de baixo custo para a construção de qualquer tipo de cenografia para teatro e outros afins.
Já a oficina de figurino, com Thila Lenk, tem como objetivo desenvolver olhares para a criação de peças para artes cênicas, cinema e outras produções culturais. Os participantes estudam diferentes materiais e tecidos, cores e texturas, entram em contato com técnicas de costura e exercitam a produção da vestimenta adequada para cada produto cultural.
Por Tiago Zanoli
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário