A “Feira de Agronegócio, Ciências e Cultura” é um projeto que acontece desde 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Bananal, localizada no município de Rio Bananal, com o objetivo de promover ações educativas que investem na mudança de mentalidade dos alunos e comunidade. Com a atividade, a escola busca desenvolver cidadãos conscientes sobre a utilização de recursos naturais e a importância do agronegócio para o município. Participam da Feira os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) em Agronegócio.
Segundo a coordenadora do curso, Catiene de Oliveira, “o trabalho surgiu através da necessidade de apresentar a comunidade os resultados dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos professores da área técnica e propedêutica, além de valorizar as parcerias da comunidade ribanense que apoiam e incentivam os alunos em seus projetos”.
Durante a Feira, os estudantes aprendem e reforçam conteúdos sobre utilização das técnicas administravas nas atividades do campo, acesso aos conceitos da legislação ambiental voltado ao agronegócio e agroindústria, conhecimento de plantio, processo produtivo e comercialização de produto, elaboração de plano de negócios, documentações, projeção financeira, projetos ambientais, projetos de pesquisa estimulando o aluno ao conhecimento científico, entre outros.
“Além de cumprir a proposta da modalidade do Ensino Médio Integrado, que é trabalhar as disciplinas lecionadas em sala de aula de forma prática, dinâmica e interdisciplinar da área técnica com ensino regular, o curso desperta no aluno o sentimento de pertencer a escola”, concluiu Catiene.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu/ES.