Espírito Santo
Projeto Primeira Infância Cidadã foi certificado pelo World Forum Foundation, em reconhecimento pela contribuição para melhoria da vida das crianças
O Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), que tem atuação desde 2021 em Linhares, região norte do Espírito Santo, recebeu o selo de Child Impact Initiative (Iniciativa de Impacto para Infância) da World Forum Foundation (Fundação Fórum Mundial). A escolha foi feita pelo Grupo de Trabalho sobre os Direitos da Criança (Working Group on Children’s Right), da World Forum Foundation, que tem o papel de reconhecer experiências que contribuem para um mundo melhor para as crianças.
O PIC foi apresentado no World Forum on Early Care and Education, que aconteceu no Panamá, onde foram compartilhados destaques das principais políticas, mudanças de atitudes sociais e ações afirmativas que estão sendo realizadas em diferentes países e contextos. Com foco na priorização da primeira infância no município, o PIC atua na elaboração e revisão dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs), com o foco na adequação e organização de investimentos em políticas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos, com articulação de diferentes setores da administração municipal.
O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio de parceria com a Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância, em 15 municípios, em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Segundo Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante e coordenadora geral do PIC, responsável pela apresentação do projeto no evento, esse reconhecimento vem coroar um trabalho dinâmico e gratificante. “O Primeira Infância Cidadã é um projeto intenso e muito ousado. Ele reflete o forte desejo da Avante de transformar realidades locais, trazendo a primeira infância em primeiro lugar. Temos um profundo orgulho desta iniciativa, especialmente pelo que recebemos de retorno das comunidades”, destaca.
A gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Marcela Silva e Souza Levigard, expressou sua alegria diante da “excelente notícia”. “Já tivemos feedbacks muito positivos sobre o Projeto nos territórios e esse reconhecimento internacional só reforça a nossa certeza sobre a relevância dessa parceria para a Petrobras”, celebrou.
PIC em 15 municípios
O PIC vem sendo executado desde 2021 em 15 municípios, de cinco estados brasileiros, com o engajamento de 400 agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças. Eles foram preparados para elaborar ou revisar seus PMPIs.
Durante o projeto, foram realizadas escutas com 444 crianças, de 4 a 11 anos, e mais de 600 adolescentes, nas diversas localidades atendidas; 30 rodas de conversa, envolvendo mais de 150 especialistas dos 15 municípios; e aplicados 45 questionários, com acompanhamento de 50 indicadores.
Além da pactuação para a adesão ao projeto, todos os municípios já participaram de cinco trilhas formativas. Essas trilhas, eixo estruturante do Projeto, reúnem agentes públicos e conselheiros municipais e delineiam os caminhos que levarão aos planos municipais construídos de forma amplamente participativa, refletindo as realidades locais.
“Ações do PIC de apoio às gestões municipais e à sociedade civil na construção dos PMPI são fundamentais para aumentar o conhecimento sobre as fases iniciais de desenvolvimento da criança. Assim teremos mais gente bem-informada e engajada com a primeira infância em cada localidade”, conta Ana Luiza.
O Projeto também promove ações abertas à população, como os webinários gratuitos que trazem discussões relevantes com a participação de especialistas em educação, em escuta da criança e diversidade. Outra ferramenta utilizada pelo PIC foi o podcast com conteúdo sobre a primeira infância, com linguagem simples e direta. Os programas estão disponíveis na plataforma de streaming Spotify.
Por Isabela Borges
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário