Senai e IEL vão conectar profissionais às vagas de trabalho da indústria capixaba 

Placas do Brasil | Foto: divulgação

A indústria desempenha um papel vital na economia do Espírito Santo, contribuindo significativamente para a geração de empregos e para o crescimento do Estado. Mas, por outro lado, a falta de mão de obra qualificada é um desafio recorrente enfrentado pelo setor.  

Nesse contexto, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai ES e do IEL-ES, criou o Conecta Indústria, um programa destinado a promover conexão entre talentos e oportunidades de trabalho na indústria capixaba. No projeto, que está em fase piloto, serão disponibilizadas vagas de empregos para profissionais que queiram trabalhar em grandes indústrias dos municípios de Colatina, Linhares e São Mateus. 

Entre as oportunidades estão nas áreas de: construção civil, tecnologia, transporte e logística, metalurgia, confecção, entre outras. O cadastro de interesse será realizado presencialmente nos locais do evento, por ordem de chegada do candidato. Profissionais do IEL-ES estarão no local ajudando no preenchimento do currículo. 

A ação começa no dia 27 de fevereiro (terça-feira), na área de Esporte e Lazer de Colatina. No dia 28 (quarta-feira), será a vez dos moradores de Linhares, na Praça 22 de Agosto. E no dia 29 (quinta-feira), o evento acontece em São Mateus, na Praça Amélia Boroto. O horário será sempre das 10h às 16h. 

As ações também terão o apoio do Ministério do Trabalho para sanar dúvidas sobre Seguro Desemprego, Abono Salarial/PIS e Carteira de Trabalho Digital. Para o cadastro do currículo, o candidato deverá levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. 

Para o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES, Geferson Luiz dos Santos, o Conecta Indústria busca não só suprir a necessidade imediata de profissionais para a indústria, mas também reduzir os custos de recrutamento das empresas, empregar egressos do Senai com maior rapidez e desenvolver habilidades interpessoais (soft skills) nos profissionais. 

“Ao oferecer um local único para recrutamento e seleção de candidatos, o programa simplifica o processo de contratação para as empresas e amplia a percepção de valor para clientes, sindicatos e a sociedade capixaba como um todo. A ação no Norte do Estado será nosso projeto piloto, e, em breve, esperamos que aconteça em outros municípios”, afirma. 

“Para a indústria, o programa representa uma oportunidade de encontrar profissionais qualificados em um único hub, enquanto para os candidatos, é uma porta de entrada para oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional. Por meio de eventos de captação, triagem de currículos e aproximação entre empresas e talentos locais, o Conecta Indústria tem o objetivo de fortalecer o mercado de trabalho e impulsionar o crescimento sustentável da indústria capixaba. Vale ressaltar que vamos facilitar o caminho de onde encontrar uma vaga, mas o processo de seleção será executado por cada empresa”, ressalta Max Alves, superintendente do IEL-ES. 

A Superintendência Regional do Trabalho no ES participará das ações do Conecta Indústria. “As atividades de inserção no mercado de trabalho e qualificação de mão de obra encontram-se em consonância com o papel institucional do Ministério do Trabalho e Emprego e priorizados em âmbito das Políticas Públicas desenvolvidas pelo Órgão. A SRTE também oferecerá serviços à população relacionados à carteira de trabalho, seguro-desemprego, abono salarial do PIS/PASEP, assim como informações gerais relacionadas aos direitos e deveres nas relações de trabalho”, disse o superintendente do SRT-ES, Alcimar Candeias. 

No Espírito Santo, o setor industrial representa38,3% da economia, tendo mais de 16 mil indústrias responsáveis pela geração de 232,7 mil empregos com carteira de trabalho assinada e por pagar os melhores salários do mercado. Entretanto, a escassez de profissionais qualificados é um desafio do crescimento econômico. 

Segundo o Mapa do Trabalho 2022-2025, da CNI, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Só no nosso Estado, a demanda por qualificação deve atingir 179 mil pessoas, sendo 39 mil em formação inicial e cerca de 140 mil em formação continuada. O Senai tem desempenhado um papel vital na qualificação dos trabalhadores, tanto é que oito a cada 10 profissionais que se formam na instituição são inseridos no mercado de trabalho. 

Atento aos desafios da indústria capixaba, a Findes, por meio do Senai ES e do IEL-E, lançou uma plataforma que conecta o mercado de trabalho ao profissional capacitado que está em busca de crescimento profissional. 

O Conecta Indústria é mais do que uma iniciativa de recrutamento; é um catalisador de desenvolvimento econômico e social, unindo talento e oportunidade em prol de um futuro mais próspero e sustentável para o Espírito Santo.  

Na plataforma Conecta Indústria, tanto o candidato poderá se candidatar, cadastrando o seu currículo, quanto o empresário ofertará a sua vaga disponível na empresa, sendo de emprego, estágio ou trainee. Assim, haverá uma conexão de ambas as partes. Se a empresa se interessar por algum candidato, este seguirá para o processo seletivo interno da empresa. 

Por Natália Magalhães


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *