Cultura | ES
A estudante Thalita Almeida, de 14 anos, vivenciou uma experiência inédita: sua primeira vez em uma sala de cinema. Ela teve a oportunidade de conhecer a magia do universo cinematográfico por meio da primeira mostra de filmes realizada na última sexta-feira (22), no Auditório do Senac, em Santa Teresa.
Com entrada franca e pipoca liberadas, a iniciativa denominada Sala de Cinema Canaã, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Lei Paulo Gustavo, e com apoio do Senac Espírito Santo e do Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), transformou o palco da instituição em um aconchegante espaço que encantou a estudante e outros espectadores com a sétima arte.
De acordo com Thalita, que foi assistir à exibição com a irmã mais velha, a experiência foi de muita satisfação e aprendizado. “Foi incrível finalmente poder assistir a um filme em uma tela tão grande. Gostei muito! Aprendi sobre diversidade, as origens do município, o bullying e outros temas”, afirmou.
A coordenadora do FECSTA, Luiza Rubiana, explicou o funcionamento do evento. “São sete mostras de cinema, que acontecem uma vez por mês, com seis obras em cada sessão. Após a reprodução, um palestrante abre o diálogo com o público em uma roda de conversa para debater a obra e despertar o senso crítico de cada participante”, ressaltou.
O professor Marcos Leão, um dos visitantes, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Trazer o cinema para Santa Teresa foi fantástico. Vai fazer com que as pessoas possam refletir sobre temas que muitas vezes elas não possuem referência para isso. Então, o sentimento é de gratidão”, disse.
A próxima sessão
O segundo encontro da Sala de Cinema Canaã já tem data marcada e será realizado em 12 de abril, na sexta-feira, às 19h, no Auditório do Senac em Santa Teresa. A comunidade está convidada a participar e vivenciar essa experiência única de cinema gratuito e inclusivo.
Por Sérgio Filho
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário