Senac-ES e ACTION convidam empresários do segmento de tecnologia para conhecer o Jovem Programadora

Foto: Freepik

O Senac Espírito Santo, em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (ACTION), convida empresários e representantes do segmento de tecnologia para conhecerem o programa Jovem Programadora, iniciativa que qualifica mulheres em situação de vulnerabilidade social na área de programação. Esse é o primeiro programa afirmativo de gênero Senac-ES, com foco nas principais demandas do mercado de trabalho.

A ação acontece em dois encontros: na quarta-feira (8), a partir das 9h, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, e na quinta-feira (9), a partir das 19h, na Unidade do Senac em Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados poderão conhecer detalhadamente o projeto, interagir com as jovens participantes e explorar as vantagens de se tornar uma organização parceira do programa que entrega mão de obra qualificada para as empresas. 

O Gerente de Desenvolvimento Educacional e Social do Senac-ES, Romulo Gomes, explicou os benefícios para futuros parceiros. “O Jovem Programadora tem uma metodologia moderna, sendo uma formação completa na área de programação exclusiva para mulheres. Nossas alunas recebem uma certificação reconhecida e desenvolvem todas as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho, com isso, podem agregar valor nas equipes das empresas interessadas no projeto”, disse.

De acordo com o censo do IBGE, realizado em 2010, apenas 22% dos alunos das turmas de ciência da computação eram mulheres. A situação também se repete no mercado de trabalho: apenas 17% do total de programadores são mulheres. Os dados são do Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres. Com a pandemia da Covid-19, essa situação pode ter sido agravada por causa da crise financeira.

O programa já qualificou 79 jovens mulheres em 2023 e expandiu o número de oportunidades, promovendo mais de 200 vagas em 2024, gerando a inclusão de mulheres em um mercado majoritariamente masculino. O Jovem Programadora funciona como uma porta de entrada para o público feminino, com idade entre 16 e 29 anos, ingressar na área da Tecnologia da Informação (TI).

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *