Procon de Linhares dá dicas sobre planejar viagens nas férias escolares

Foto: Divulgação

O período de férias escolares se aproxima e o Procon de Linhares, região norte do Espírito Santo, orienta os consumidores sobre como planejar viagens para evitar dor de cabeça ao colocar o pé na estrada. Planejar o destino e o orçamento da viagem com antecedência evita a tomada de decisões que podem comprometer o orçamento.

Para que a programação ocorra dentro do planejado, o Procon recomenda atenção para algumas questões. A principal delas é planejar o destino e o orçamento da viagem com antecedência para não tomar decisões “em cima da hora”, além de se atentar ao alugar um imóvel para temporada, contratar um pacote de viagem ou para quem vai viajar de avião e ônibus.

“A primeira providência recomendada é o planejamento financeiro, computando gastos com combustível, preço dos passeios, alimentação ou até mesmo o valor das passagens e hotéis. O que permite controlar seus gastos na viagem é sempre o planejamento. Não deixe a empolgação passar por cima da organização, para curtir suas férias tranquilamente”, ressalta o diretor do Procon, Geraldo Benedito Roza.

Para registrar uma reclamação ou tirar dúvidas, a orientação é que o consumidor entre em contato com o Procon Linhares, ligando para (27) 3372 2129 ou indo até o local, na Avenida  Augusto Calmon, 1117, no Centro, no antigo prédio da Câmara Municipal, das 8 às 16 horas.

O consumidor deve ficar atento ao número do voo, horário, data e local de embarque, que devem estar corretos no bilhete. “Agora, o consumidor tem direito a solicitar reembolso imediato do valor da passagem em caso de atrasos superiores a quatro horas ou cancelamento de voos”, destacou Geraldo Roza.

Outra novidade é que, após atraso de uma hora, o passageiro tem direito a ligações telefônicas e acesso à internet. Após duas horas, a empresa é obrigada a fornecer alimentação para o consumidor.

Caso o passageiro perca o voo, a alternativa é procurar a companhia aérea para saber quanto é cobrado para remarcar a viagem ou reembolsar o valor da passagem. Tome cuidado com as tarifas promocionais que muitas vezes possuem restrições.

Com relação às passagens de ônibus intermunicipal, interestadual e internacional, estas podem ser adquiridas sem data de embarque e terão validade de um ano a partir da data de sua emissão, podendo ser remarcadas dentro desse prazo. O passageiro terá direito, ainda, ao reembolso do valor pago pelo bilhete caso declare, antes do embarque, não ter mais intenção de viajar.

Além disso, durante a interrupção ou atraso da viagem, alimentação e hospedagem dos passageiros, quando for o caso, ficarão por conta da transportadora. O Procon orienta que o consumidor guarde todos os comprovantes de compra e gastos, pois esses documentos serão importantes se houver necessidade de reclamação.

Antes de contratar um pacote de turismo, é essencial pesquisar sobre a empresa, verificar o contrato e o roteiro da viagem para garantir que todas as informações estejam claras. Se surgirem problemas, o consumidor deve tentar, primeiramente, resolver diretamente com a empresa, mas se não for possível, é indicado abrir uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

Em casos de bagagem extraviada em viagens de ônibus ou avião, é importante guardar os comprovantes de despacho e compra da passagem para registrar a reclamação e calcular a indenização. No transporte de ônibus, a empresa é responsável pela bagagem e deve entregá-la em até sete dias. Caso a bagagem não seja encontrada, a empresa deve indenizar o passageiro.

Nas viagens aéreas, a empresa tem 21 dias para localizar a bagagem, cabendo indenização quando a mesma não é encontrada.

Ao reservar hospedagens é recomendável entrar em contato com o estabelecimento para esclarecer quaisquer dúvidas e garantir que suas necessidades sejam atendidas.

Caso você enfrente problemas durante a estadia, como acomodações inadequadas, serviços insatisfatórios ou questões de segurança, é importante comunicar imediatamente a administração do local. Outra dica importante é verificar as avaliações de outros consumidores.

Antes de realizar a reserva de um aluguel por temporada, é aconselhável ler atentamente todas as informações fornecidas no anúncio, incluindo detalhes sobre as instalações, regras da propriedade e políticas de cancelamento. Se surgirem problemas após a chegada, como discrepâncias em relação ao que foi prometido no anúncio, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com o anfitrião para tentar resolver a situação.

Por Valda Ravani


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