Cidades | ES
Construído no início do século passado, o antigo Grupo Escolar Bernardino Monteiro – que já foi sede da Prefeitura Municipal – vai abrigar a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na noite desta quarta-feira (31), da solenidade de inauguração das obras de restauro do Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Estado. Ainda no município, foram inauguradas obras de infraestrutura e de equipamento esportivo, além da entrega de motoniveladora e da autorização para novos investimentos na cidade localizada na microrregião Central Sul.
“Cachoeiro sempre foi conhecido e reconhecido como berço da cultura capixaba. Quando a pessoa se interessa pela cultura, também cultiva um ambiente de paz. Acredito que Rubem Braga, Newton Braga e Sérgio Sampaio, grandes nomes da cultura cachoeirense e capixaba, estariam felizes com o restauro do Palácio Bernardino Monteiro e também com a reforma do Teatro Municipal. Estamos realizando também as maiores obras de infraestrutura da história da cidade”, disse o governador.
Construído no início do século passado, o antigo Grupo Escolar Bernardino Monteiro – que já foi sede da Prefeitura Municipal – vai abrigar a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, o Arquivo Público Municipal de Cultura “Evandro Moreira” e a Academia Cachoeirense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico local, além de outros usos. Será um espaço cultural dinâmico e multifuncional propiciando o encontro de pessoas, desenvolvimento de atividades e eventos culturais, exposições e resgate da memória. O imóvel é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
Foram investidos R$ 2,84 milhões pelo Governo do Estado, por meio de convênio celebrado entre a Secretaria da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O projeto incluiu o resgate de elementos que foram alterados ao longo dos tempos, bem como a inserção de novos, visando à adaptação ao novo uso e legislações vigentes. Foi realizada também a acessibilidade do imóvel para pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida nos dois pavimentos do imóvel, além da melhoria das instalações elétricas e hidrossanitárias, e a inclusão de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Também foi assinada a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Teatro Municipal Rubem Braga, referência para apresentações culturais produzidas em Cachoeiro de Itapemirim. Serão investidos R$ 3,5 milhões por meio de um novo convênio entre o Estado e a Prefeitura. O equipamento está fechado desde janeiro de 2020, quando uma enchente atingiu o imóvel após fortes chuvas ocorridas no município. Na ocasião, as águas do Rio Itapemirim danificaram as cadeiras da plateia e os equipamentos, tornando de extrema importância a reforma do espaço.
Por Giovani Pagotto
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário