Casa Civil dialoga com ministro e embaixadora do Reino Unido sobre COP30 e descarbonização

Foto: Ascom/Casa Civil

Ao representar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a secretaria-executiva da pasta, Miriam Belchior, recebeu o ministro de Segurança Energética e Descarbonização do Reino Unido, Ed Miliband, e a embaixadora Stephanie Al-Qaq, nesta terça-feira (20), no Palácio do Planalto. O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia da Silva, também participou da agenda. O objetivo de estreitar o diálogo com o Reino Unido faz parte da estratégia brasileira de trocar experiências com países-sede da COP (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), maior evento da ONU sobre o clima.

Miriam Belchior abriu o diálogo afirmando que a COP30, a ser realizada em Belém, na Amazônia, promoverá uma negociação histórica e é uma agenda prioritária para o Brasil. “Vamos realizar a COP30 na Amazônia, esta COP será especial. O presidente Lula está determinado e com grande expectativa de que a gente consiga conduzir as negociações para um bom resultado na preservação do planeta”, afirmou Belchior ao assinalar a condução dos trabalhos, sob coordenação do ministro Rui Costa, pelo secretário Valter.    

O ministro Ed Miliband assinalou total disposição do Reino Unido em contribuir com o Brasil compartilhando a expertise adquirida durante a realização da COP 26 em Glasgow e ainda com a posição política. A secretária Belchior agradeceu a disposição. “Bom ouvir do Reino Unido uma posição justa, de que não deixaremos ninguém para trás e que países menos desenvolvidos tenham suporte. Este é o propósito do Brasil”.

A reunião permitiu troca de experiências, e o secretário da COP 30 elencou algumas iniciativas em curso para a preparação de Belém. “Toda a COP será em Belém, estamos fazendo um investimento muito grande. Neste momento, temos como destaque o trabalho na área de segurança, envolvendo todos os órgãos de segurança do país”, disse Valter. Ele ressaltou a intersecção entre agentes municipais, estaduais e federais.

De acordo com o secretário extraordinário da COP30, a Casa Civil promoverá na primeira semana de setembro uma reunião ampliada com embaixadas para obter informações relevantes à organização e, ainda, apoio. “Queremos antecipar todas as informações que possam contribuir para que a COP ocorra de forma tranquila, como por exemplo número de pessoas das delegações, que tipo de aeronave vão utilizar para chegar a Belém”, antecipou.  

O Brasil promoverá a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência.

Da Redação | Com informações da Ascom/Casa Civil


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *