Saúde | ES
Hospital recebe visita do coordenador da Central de Transplantes de SC nesta sexta-feira

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), firmou parceria com a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), do governo do Estado, para captação de córneas no Instituto Médico Legal (IML) em Vitória e ampliou, já neste ano, a média mensal de doações do tecido com ação do Banco de Olhos do Hucam em 40%, na comparação com 2023.
Mais captações significam mais transplantes: apenas o Hucam, em 2024, realizou um terço de todos os transplantes de córnea do Espírito Santo, tornando-se parte fundamental da solução para a redução na fila pela cirurgia no Sistema Único de Saúde no estado.
O superintendente do Hucam-Ufes, professor Lauro Vasconcellos Filho, destaca o impacto que o acordo trouxe a esta demanda de saúde pública. “Com esta parceria entre o Banco de Olhos e o governo estadual, aumentamos nossas captações de maneira significativa. Isso está ajudando no trabalho das equipes e na redução da fila de espera por transplantes no Espírito Santo”.
A coordenadora do Banco de Olhos do Hucam, Caroline Meirelles, explicou que esta parceria já existia, mas que a partir de agora conta com profissionais dedicados exclusivamente a esta atividade, aptos para identificar no IML potenciais doadores. No instituto, são estes servidores que fazem o primeiro contato para explicar às famílias sobre o direito e a importância da doação, um trabalho que demanda capacitação e conhecimento do processo. Depois dessa etapa, com os parentes já devidamente informados, uma equipe do Hucam é convocada ao local para fazer a captação.

O Hucam é o maior captador de córneas para transplante no Espírito Santo. Este ano, neste ano, até o final de agosto, foram feitas 127 doações efetivas por meio do Banco de Olhos do hospital, 52% do total no estado.
“A captação de córneas no IML, em convênio com o Hucam, é crucial para ampliar a disponibilidade de tecidos oculares para transplantes, beneficiando pacientes com doenças oculares graves. Essa parceria otimiza a logística de doação, reduz a fila de espera e melhora a qualidade de vida dos pacientes, além de promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos”, declarou o médico legista Leonardo Lessa Arantes, chefe do Setor de Necropsia do IML.
Capacitação e aprimoramento
Além do projeto do Hucam utilizado no IML de Vitória, o hospital tem aprimorado seus processos internos, a partir do trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital (Cihdott), para melhorar a captação de órgãos dentro da própria instituição. Um exemplo da eficácia desse trabalho aconteceu na semana passada, com uma bem-sucedida cirurgia captação múltipla de órgãos: dois rins, um fígado e duas córneas de um mesmo doador.
O Hucam também realizou, por meio da Cihdott, uma capacitação para médicos terem habilitação para o diagnóstico da morte encefálica, voltada para a identificação de possíveis doadores.
Visita
As boas práticas e resultados do Hucam atraíram a visita, nesta sexta-feira (06/09), do coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade.
Santa Catarina é um caso tido como exemplar na captação de órgãos para transplante, com taxas de doações de órgãos comparáveis aos países europeus mais bem sucedidos na área, como Espanha e Portugal.
Em Santa Catarina, com apenas seis meses de implementação do modelo espanhol de coordenadores de transplantes em hospitais estratégicos, o número de transplantes em território catarinense já era o dobro do ano anterior. Em pouco tempo, o estado assumiu a liderança nacional, chegando a superar as taxas de países como Espanha e Portugal anos mais tarde.
Andrade apresentará sua experiência em agenda interna no Hucam e discutirá com especialistas do hospital quais melhores estratégias para melhoria do número de doações no Espírito Santo.
Por Duilo Victor, Olga Samara e Matheus Foletto
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário