Dia do Eletricista é comemorado no dia 17 de outubro

Foto: Divulagação/EDP

Eletricistas são essenciais na vida das pessoas e desenvolvem um importante trabalho para garantir que a energia elétrica seja levada com qualidade e segurança às residências, hospitais, escolas, comércios, indústrias e instalações de serviços básicos. Para homenagear esses profissionais, cuja data é celebrada nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, traz algumas informações sobre o cotidiano das equipes e curiosidades.

Os eletricistas da EDP trabalham 24 horas por dia, sete dias da semana, durante todos os meses do ano para que os clientes tenham conforto em sua casa e consigamusufruir dos eletrodomésticos conectados às tomadas. As equipes cumprem uma escala de revezamento e realizam atividades de melhorias e manutenção da rede elétrica, além do atendimento de emergências provocadas por causas externas como colisão de veículos com postes e tempestades, por exemplo.

Cabe ao Centro de Operações Integrado (COI) da EDP monitorar o deslocamento e as atividades dos eletricistas, em um trabalho que une tecnologia e coordenação em equipe. Por meio de manobras executadas de forma remota, o COI consegue reduzir o impacto aos clientes durante as ocorrências, enquanto que as equipes em campo fazem os reparos na rede para normalizar o fornecimento de energia.

Todas as atividades são realizadas com a máxima segurança. Os eletricistas atuam com roupas que possuem tecnologia antichamas, assim como o Corpo de Bombeiros. Além disso, são necessários equipamentos de proteção especiais e treinamentos e técnicas de segurança criteriosos. As equipes da EDP trabalham sempre em dupla. Quem fica no solo é intitulado “Anjo- Guardião”. Este eletricista tem a responsabilidade de alertar o parceiro e direcionar sobre algum risco externo ou anormalidade durante a atuação em campo. É uma sintonia muito importante que reforça o trabalho em equipe e a responsabilidade pelo todo.

“Meu foco na linha de frente da EDP é eliminar o risco e executar o trabalho com segurança. É muito interessante manter em funcionamento hospitais, indústrias e outros serviços essências à população, sem interrupção de energia. Tenho muito orgulho do meu trabalho e do profissional que me tornei”, destaca o eletricista da EDP, Amilton dos Santos Teixeira Filho, 29 anos. 

Amilton é eletricista de linha viva da Companhia em Vitória (ES). Ele executa as tarefas de manutenção e reparos sem que a energia seja desligada. O profissional fez parte da escola de eletricistas da EDP. Sua inspiração é um parente (tio) que seguiu na profissão. Amilton cultiva um forte vínculo familiar. A referência é o trabalho do tio, que ele acompanha e se inspira desde criança.

“Aproveitamos essa data comemorativa para valorizar este profissional tão essencial na nossa sociedade, que está sempre a serviço da população. Além da habilidade técnica necessária, o desempenho das tarefas pelos eletricistas reforça a segurança como um valor inegociável para a EDP”, destaca o gestor de operações e serviços da EDP, Filipe Lima.

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *