Economia | ES
Evento acontece em Colatina e vai reunir líderes do setor empresarial, do poder público e da sociedade civil organizada de 13 municípios
Impulsionar os pequenos negócios e transformar as potencialidades locais em oportunidades de desenvolvimento sustentável é o objetivo do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES). Nesta quinta-feira (24), a iniciativa será lançada no Noroeste capixaba com a Agenda de Desenvolvimento Territorial 2024 – 2040, durante evento no Shopping Moda Brasil, em Colatina, às 17h.
A Agenda LIDER Noroeste foi criada com a particiação de líderes do setor empresarial, do poder público e da sociedade civil organizada, representando os municípios de Água Doce do Norte, São Domingos do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Gabriel da Palha e Vila Valério.
“Após meses de reuniões e debates, o grupo definiu os três macro-objetivos principais de atuação nos municípios, as estratégias e metas que impulsionarão o crescimento econômico e social da região Noroeste até 2040. A agenda reflete o compromisso das lideranças locais em trabalhar juntas para fortalecer os negócios e dinamizar a economia desses territórios”, explicou o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/ES, Eduardo Simões.
Roteiros turísticos e inovação
Segundo o gerente, o primeiro grande objetivo é melhorar e organizar a infraestrutura para facilitar a integração entre os municípios. O segundo foca em fortalecer a identidade da região e desenvolver o turismo, agregando valor às atividades econômicas locais. Já o terceiro busca incentivar a inovação e o empreendedorismo em todas as fases de formação, garantindo o desenvolvimento sustentável para o Noroeste capixaba.
Entre as metas previstas na Agenda LIDER Noroeste estão a mobilização para a ampliação da ES 080 e o início das obras da ferrovia Petrocity até 2030, a extensão da cobertura de internet e telefonia celular para áreas rurais, a criação de novos roteiros turísticos temáticos integrados, entre outros.
“As ações previstas na agenda serão acompanhadas pelos Fóruns de Monitoramento, que têm o papel de manter as lideranças envolvidas e garantir o progresso das metas. Esses encontros serão essenciais para fazer ajustes necessários ao longo do tempo”, finaliza.
Por Érica Souza | P6 Comunicação
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário