Produtor de São Rafael vence o Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares

Foto: Felipe Reis

O primeiro lugar na 7ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares foi para Lucio Passamani, da comunidade Santa Cruz de Terra Alta, que garantiu o prêmio de R$ 5.000,00. O segundo lugar ficou com Paulo Joaquim do Nascimento, de Japira, e o terceiro com Gerles Malanquini Sandrini, do Córrego Santa Cruz de Terra Alta, em Linhares, região norte do Espírito Santo.

Luciano Passamani, filho de Lucio, fala da satisfação da conquista do primeiro lugar. “Participamos desde o primeiro concurso e ficar em primeiro lugar é uma satisfação muito grande. A gente que faz café de qualidade sabe que dá muito trabalho e chegar até aqui exige dedicação constante. Para fazer o café do próximo ano já estamos trabalhando desde a primeira florada deste ano. Estamos muito felizes e gratos a secretaria de agricultura e a prefeitura pela realização do concurso”.  

Fabrício Fardin, secretário de Agricultura de Linhares, destacou a importância da união das instituições para o sucesso do Concurso. “Gostaria de agradecer a participação de todos os cafeicultores que se inscreveram no concurso e também a todos os nossos apoiadores. Sem as empresas parceiras e as instituições que nos ajudam, todos juntos, atuando pela cafeicultura e pelo produtor rural, não seria possível este momento. O Concurso faz essa união, faz os diferentes atores do setor perceberem que é preciso caminhar juntos”, disse Fardin.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, lembrou que o valor pago pelo café conilon na atualidade é uma oportunidade para os produtores investirem nos cafés de qualidade. “A excelente fase que passa o mercado de conilon é um motivo a mais para os cafeicultores investirem na qualidade dos cafés que produzem. É mais uma janela de oportunidades que se abre para fazer um produto mais sustentável e melhor elaborado, para entregar ao mercado um produto diferenciado para quem consome e mais rentável para quem produz”, destaca o prefeito.

O concurso é uma realização do município de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional Sicoob, Bayer, Ofi e Venagro e tem o apoio do Incaper, Sebrae, sindicato Rural de Linhares e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares.

  • 1º Lugar – Lucio Passamani – Nota SCA: 81,75
  • 2º Lugar – Paulo Joaquim do Nascimento – Nota SCA: 81,5
  • 3º Lugar – Gerles Malanquini Sandrini – Nota SCA: 81,25
  • 4º Lugar – Josemar Spoladore Poleze – Nota SCA: 80,75
  • 5º Lugar – Welber Rosa Gallavotti – Nota SCA: 80,5
  • 6º Lugar – Ediney Vergna – Nota SCA: 80,25
  • 7º Lugar – Robson dos Reis Silva – Nota SCA: 80
  • 8º Lugar – Erick Douglas Duarte Peruchi – Nota SCA: 79,5
  • 9º Lugar – Kissia Coutinho Campo Dal’Orto – Nota SCA: 78,75
  • 10º Lugar – Douglas Peruchi Deoclécio – Nota SCA: 78,5

Da Redação | Com informações da Secom/PML/ES


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *