Livro de jornalista e escritora capixaba entra na lista dos mais vendidos do Brasil

Aurê Aguiar | Foto: Daniella Spadeto

O livro de estreia da jornalista e escritora Aurê Aguiar, “Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos”, voltou esta semana à lista dos mais vendidos da Publishnews, portal especializado em notícias e informações sobre o mercado editorial no Brasil.

Com distribuição nacional da Citadel, a obra figura em quarto lugar na seleção dos títulos mais vendidos pela editora com autores em língua portuguesa, no segmento Desenvolvimento Pessoal. Na categoria geral, que envolve outras editoras, o livro está em 11º lugar, juntamente com lançamentos do Padre Reginaldo Manzotti, Napoleon Hill, Ana Claudia Quintana Arantes, James Clear e David Goggins, entre outros escritores brasileiros e estrangeiros.

O ranking de livros mais vendidos é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas. A lista completa pode ser conferida pelo site www.publishnews.com.br.

O retorno à lista nacional de best-sellers reflete o trabalho de difusão literária desenvolvido por Aurê Aguiar em uma ação inédita de conscientização sobre o hábito de leitura no país.

Aurê Aguiar | Foto: Victoria Bonatti

No último mês, Aurê criou o Projeto “Palavras que Abraçam”, com o objetivo de promover a circulação do seu livro em espaços comerciais localizados na Praia do Canto, em Vitória (ES).

Trata-se de projeto inovador em âmbito nacional com o qual a autora se propõe a colaborar para a democratização do acesso ao livro em um momento marcado pelo fechamento de livrarias em todo o país. Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Nacional de Livrarias, o Brasil tem cerca de 3 mil livrarias, o que corresponde a uma média de uma livraria para cada 70 mil habitantes; em Buenos Aires, há uma livraria para cada 4,8 mil habitantes. Nos últimos seis anos, somente a cidade do Rio de Janeiro perdeu 60 livrarias. Na Praia do Canto, um dos bairros com o maior PIB de Vitória, não há nenhuma.

Inspirada nos versos da célebre canção de Milton Nascimento e Fernando Brant – “todo artista tem de ir aonde o povo está” -, Aurê Aguiar disponibilizou seu livro em diversos pontos de venda do bairro onde mora há 16 anos. São bares, restaurantes, lojas de moda, multimarcas, joalherias, entre outros locais que passaram a comercializar o livro junto a sua cartela de produtos. O resultado se traduziu em expressivo aumento de vendas e abre o caminho para que outros autores possam participar do projeto.

“Quem escreve quer esse encontro surpreendente com o leitor. O que são as palavras sem os olhos que as leem? Infelizmente, os livros, em particular os físicos, com a queda do número de livrarias, estão perdendo este espaço. A proposta do ‘Palavras que Abraçam’ é fazer um movimento de inserir o livro em espaços comerciais diversos. Precisamos expandir o público leitor no Brasil”, afirma Aurê.

Aurê Aguiar | Foto: Victoria Bonatti

Nesse giro pela capital do Espírito Santo, a autora realizou cinco eventos durante o mês de outubro, chamados por ela de “happenings literários”. O primeiro foi na reunião da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, entidade criada em 1949 para reconhecer a literatura produzida por mulheres no Espírito Santo. Foi recebida com entusiasmo pelas acadêmicas. “Foi um encontro simbólico. Era como se eu estivesse pedindo a benção a essas escritoras incríveis, que produzem literatura com paixão e dedicação, em meio a toda sorte de adversidades”, percebe Aurê.

Em seguida, a autora estendeu os happenings às lojas Duett, Twenty Four Seven, Carolina Neves Joias e Aleixo Restaurante, com sessões de autógrafos, sarau poético e rodas de conversa sobre o conteúdo do livro. Além desses espaços, o livro está à venda na La Bassetti, Fit/ Victoria Brasil, Libanesa Homem, Emporio Joaquim, Restaurante d’Bem, entre outros locais.

Mas de que trata “Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos”? Na visão da autora, as palavras representam pontes por meio das quais as pessoas podem expressar e gerir afetos, de modo a construir relações pautadas pela solidariedade e pelo amor dentro de uma visão holística. Foi a partir dessa perspectiva que ela elaborou o conteúdo do livro. “A obra fala justamente de ressignificar perdas. É uma prosa poética com palavras que acolhem, um abraço literário. A força de cura das palavras é tremenda e isso está para além delas”, define.

A história do livro começa há 10 anos, quando ela postou em suas redes a frase que viralizou: “Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos”. A frase foi publicada em revistas, citada pela apresentadora Ana Maria Braga e, de repente, passou a figurar em milhares de postagens e vídeos. “Sou a famosa desconhecida da frase que aparece 150 mil vezes na internet”, diverte-se Aurê.
O lançamento do livro foi realizado em setembro de 2023, na edição comemorativa aos 40 anos da Bienal do Rio.

A jornalista faz questão de explicar que a expressão “esquecer os perdidos” não significa retirar tudo da memória, e sim abrir mão do excesso de lembrança. “É entender que você pode escolher o tamanho do dano que a pior dor da pior perda poderá lhe causar. Fazer do seu coração partido um mosaico. Ou vários. Sua vida é a sua obra de arte, você decide quais intervenções manterá nela”, ressalta Aurê.
Todos os royalties da autora referentes à primeira edição impressa do livro serão destinados à Rede Gerando Falcões, organização fundada em 2011 por Edu Lyra, e que se define como um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país.

Por José Roberto Santos Neves


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